Projeto Gol do Brasil tem início neste sábado (30)

O Projeto teve início neste sábado com uma cerimônia no Parque Caminho do Mar.

Projeto Gol do Brasil tem início neste sábado (30)

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Tom Paparazzi/Secom - PMS

Aconteceu na manhã deste sábado, 30 de abril, a abertura do Projeto Gol do Brasil no Parque Caminho do Mar, em Bicanga. O evento aconteceu durante toda a manhã e contou com a apresentação do Festival de Futebol masculino e feminino com alunos da rede pública municipal de ensino.

A cerimônia contou  com a presença do secretário Municipal de Turismo, Cultura, Cultura, Esporte e Lazer, Enivaldo Dias, do Presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo,  Gustavo Vieria, também representantes da CBF, e de vereadores municipais.

O prefeito da Serra,  Sérgio Vidigal, falou sobre a importância do projeto.

“Essa parceria vai promover mais saúde e gerar oportunidade, até porque vamos descobrir talentos e o futebol se mostra como uma oportunidade profissional. Além de profissionalizar os alunos, combatemos a evasão escolar e diminuímos estatísticas de violência”, diz Vidigal.

"É um projeto importante para o Espírito Santo. Trata-se da primeira cidade da região metropolitana que está recebendo este projeto, e também irá receber o Centro de Desenvolvimento do Futebol Capixaba e este está sendo o principal motivo de Serra estar sendo contemplado com o projeto Gol do Brasil. Estamos muito felizes com essa parceria entre Federação, CBF e Prefeitura da Serra. É um município que possui três clubes profissionais filiados à nossa entidade - Gel, Serra e Sport Clube Capixaba, além de uma Liga de futebol atuante que realiza inúmeras competições e base. O município merece e é importante para o desenvolvimento do futebol capixaba", disse Gustavo Vieira, presidente da Federação de Futebol Capixaba.

O Projeto Gol do Brasil teve início no município em 2021 e é desenvolvido pela Prefeitura da Serra através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), FIFA e da Federação de Futebol do Estado do Espírito  Santo.

Nessa primeira edição, aproximadamente 80 crianças da rede pública municipal com idade de 9 a 13 anos, participaram das atividades com orientações dos professores da rede que receberam treinamento da CBF.

No fim da cerimônia, foi realizada uma aula prática com os alunos e professores no campo de futebol do parque, com várias estações. Esse primeiro núcleo do projeto acontece nos bairros de Bicanga, Cidade Continental e Balneário de Carapebus.

O Projeto

O Projeto Gol do Brasil dá oportunidade aos alunos da rede municipal de ensino da Serra para participar de escolinhas de futebol com a expertise da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Através do projeto, professores da rede municipal de ensino vão receber treinamentos e também materiais para aplicar, na Serra, os conceitos e metodologias da CBF. Os alunos, além de ir a campo, vão receber acompanhamento de assistência social, já que o objetivo é desenvolver cidadania, evitar a evasão escolar e ainda proporcionar uma rede de oportunidades para profissionalização