Qualis Serra: Primeira turma se forma e está pronta para o mercado de trabalho

Cerca de 80 alunos receberam o certificado de conclusão de curso da primeira turma do programa de qualificação Qualis Serra em parceria com o Senac.

Qualis Serra: Primeira turma se forma e está pronta para o mercado de trabalho

Texto: Miranda Perozini - Foto: Arjuna Melo

“Voltar para a sala de aula foi uma oportunidade para eu entrar no mercado de trabalho e serviu até mesmo de inspiração para as minhas filhas”.

A declaração é de Sabrina Pereira Lopes, de 33 anos, que é uma das 80 pessoas que se formaram e receberam o certificado de conclusão de curso da primeira turma do Qualis Serra, programa de qualificação da Prefeitura da Serra em parceria com o Senac.

Agora, todos podem dar um novo rumo a sua trajetória de vida, inspirando pessoas e aspirando uma nova realidade.

Sabrina é moradora da Serra e estava desempregada. O curso foi uma grande oportunidade de se posicionar no mercado de trabalho.

“Tenho duas filhas, uma de 5 e outra de outra de 12 anos. As duas se inspiraram e ficaram felizes em me ver voltar a estudar. Agora, quero mandar currículos e me capacitar ainda mais”, conta a estudante, que garantiu a formação em Assistente de Logística.

Força de vontade para aprender é o que une os estudantes do programa. Apesar da diferença de idade, dona Ilma Oliveira, de 53 anos, é moradora de Central Carapina, e decidiu que era a hora de superar todos os obstáculos e voltar a sonhar.

“Mesmo com a idade avançada e oito pinos na coluna, eu vi essa iniciativa da prefeitura como uma oportunidade. Aprendi muito no curso e vou me inscrever nos próximos. Em nenhum momento pensei em desistir. Essa formação em assistente administrativo me trará bons frutos”, declarou com orgulho.

O evento contemplou a formação de turmas matutino e vespertino de cursos como assistente de logística, assistente administrativo, porteiro e vigia.

Mesmo os que estão na carreira viram no programa uma oportunidade de melhorar. É o caso de Regiane Bonfim da Silva, que já possui formação em Logística e emprego na área, mas quer aprimorar ainda mais o currículo.

"Com essa formação complementar vou poder, aos poucos, conquistar um cargo melhor. Quero me especializar em tudo relacionado à minha área e o programa me ajudou demais", comenta.

Para a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Emprego e Renda, Cláudia Silva, a busca pelo conhecimento deve ser constante.

“A qualificação profissional é fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando de uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho, é o primeiro passo para o sucesso. Estou muito feliz em fazer parte deste momento, tenho certeza que  muitos  sonhos serão realizados. Orgulho da gestão do nosso prefeito Sergio Vidigal, que prioriza o desenvolvimento das pessoas.  Desejo a todos muito sucesso”, comemorou.

Sobre o Qualis Serra

O Qualis Serra é um conjunto de ações integradas, desenvolvidas com outras Secretarias e Parceiros, com o objetivo de ampliar a formação técnica, social e profissional de trabalhadores do município, por meio da oferta de vagas em cursos de qualificação social e profissional.

As ações potencializam o desenvolvimento econômico e ampliam as possibilidades de geração de trabalho e renda, preparando o trabalhador para as oportunidades de trabalho disponíveis no Município e no Estado.

São ofertados cursos nas áreas de alimentação, confecção, turismo, metalmecânica, construção civil, comércio/serviços, transporte, gestão, mecânica, elétrica, administrativa, apoio, e logística. Todo trabalhador pode participar dos cursos oferecidos e os editais são divulgados nos canais de informação da Prefeitura.