Quase 115 mil pessoas visitaram o Espaço Botânico em 4 anos

Os visitantes participaram das aulas de educação ambiental ministradas no Espaço Botânico do Parque da Cidade, em Laranjeiras, no período entre 2017 e 2020

Quase 115 mil pessoas visitaram o Espaço Botânico em 4 anos


Texto: Gabriela Conti - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Imagine só que legal seria conhecer de pertinho plantas minúsculas e embarcar em uma viagem ao mundo dos microanimais, além de ver seres como camarões e caranguejos em uma lente que aumenta o tamanho em até 840 vezes!

Quase 115 mil pessoas puderam ter essas experiências durante as aulas de educação ambiental ministradas no Espaço Botânico do Parque da Cidade, em Laranjeiras, no período entre 2017 e 2020.

Durante as aulas, que são mediadas pelo professor e biólogo Nagibi Neto, os participantes puderam conhecer, através de um microscópio, a microfauna e a microflora que vivem no tanque de bromélias. E mais: também aprenderam sobre o meio ambiente, água, recursos naturais, dengue e vegetação nativa durante visita aos bromeliários, orquidário, jardim temático de restinga, circuito de plantas nativas e viveiros de plantas carnívoras, bioativas, sensitivas e outras.

Os participantes, que são, geralmente, alunos de escolas de ensino fundamental e de projetos sociais dos municípios de Aracruz, Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória, também tiveram experiências além da visão. No jardim sensorial, onde foram foram atendidos 8.835 alunos com monitoramento guiado, o público teve a chance de entrar de olhos vendados e sentir, tocar, comer e cheirar as plantas, que, com suas texturas e aromas, brincam com todos os sentidos. 

Os visitantes ainda puderam ajudar a produzir mudas de plantas ornamentais e árvores da Mata Atlântica. No período de 2017 a 2020, foram produzidas e doadas 47.601 mudas.

Também com auxílio dos alunos, foram reintroduzidas em fragmentos de Mata Atlântica da Serra o total de 1.465 plantas de 83 espécies diferentes de Bromeliaceae.

"Conseguimos recuperar duas nascentes do córrego Laranjeiras que estavam inativas há muitos anos e voltaram a aflorar dentro do Parque com o reflorestamento de mais de 4.500 árvores e arbustos da Mata Atlântica. A maioria dessas árvores e arbustos foram plantadas pelos alunos. É muito gratificante ver a natureza se recompondo", afirma Nagibi.

Em março deste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Espaço Botânico foi fechado. Desde então, as aulas foram suspensas, para evitar aglomerações. O espaço será reaberto assim que as autoridades sanitárias determinarem que é seguro para todos.