Número de homicídios cai 32% na Serra desde janeiro

Número de homicídios cai 32% na Serra desde janeiro

Texto: Marcos de Oliveira - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A contínua redução nos índices de homicídios na Serra e as ações sociais desenvolvidas pela prefeitura no condomínio Ourimar foram alguns dos temas da reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada nessa terça-feira (15).

O GGIM conecta todos os órgãos de segurança pública das três esferas de governo que atuam no município da Serra. Entre os participantes estão secretarias municipais da Serra, representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública, das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, integrantes do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal, do Departamento de Trânsito e da Defesa Civil, assim como membros do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Na reunião dessa terça-feira, foi apresentado o índice de queda de homicídios no município, que do início do ano até o dia 06 de outubro foi de 32%, comparado ao mesmo período do ano passado.

“A queda de homicídios é uma constante na Serra e vem ocorrendo ao longo dos anos. Há diversos fatores que influenciam nessa redução, dos quais podemos destacar os trabalhos das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, integrados às ações desenvolvidas pela prefeitura”, destaca o secretário de Defesa Social da Serra, major Maximiliano Werneck de Souza.

A secretária de Habitação, Cristiane Stem, apresentou as atividades do Projeto Serra em Ação. Coordenado pela Secretaria de Habitação, com participação das secretarias de Trabalho, Emprego e Renda, Direitos Humanos e Cidadania, Saúde e Políticas Públicas para Mulheres, o projeto tem como objetivo promover a cidadania e a reaproximação do poder público com a comunidade do Condomínio Ourimar.

Estão sendo oferecidos cursos profissionalizantes, exames de saúde, recreação e intervenções culturais, entre outros serviços.

Outro assunto abordado na reunião foram as melhorias no sistema de videomonitoramento, com a manutenção total do sistema e mudanças nos procedimentos operacionais, direcionando o monitoramento para situações que vão além dos problemas de segurança pública, como descarte irregular de entulhos, invasões em áreas de proteção ambiental, questões de trânsito e combate ao mosquito da dengue.