Quer mudar seu filho de escola? Saiba como pedir a transferência

Transferência só é possível nos casos em que o aluno mudou de endereço

Quer mudar seu filho de escola? Saiba como pedir a transferência

Texto: Samantha Dias

Mudou de endereço e precisa transferir seu filho de escola? Esta semana, de recesso escolar, é um ótimo período para os pais e responsáveis solicitarem a mudança. A Secretaria de Educação da Serra informa que é possível solicitar a transferência de alunos matriculados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s).

O pedido de transferência deve ser feito da seguinte forma: o responsável legal ou o próprio estudante, se for maior de idade, deverá procurar a unidade onde o aluno está matriculado e preencher o requerimento de transferência interna. A Emef, então, vai procurar a unidade de ensino pleiteada para checar se há vagas disponíveis.

A Sedu explica que o próprio responsável pode procurar, primeiramente, a unidade pretendida para se informar se há vagas. Mas a transferência só será concretizada quando o requerimento for entregue pela escola.

Para requerer a transferência é preciso apresentar comprovante de residência (IPTU, água, luz, telefone, ou cópia de contrato de locação) atualizado no nome dos pais ou responsável legal pelo estudante, ou do próprio, quando maior de idade.

As secretarias das Emefs funcionam de 7 às 16 horas, mesmo durante o recesso escolar.

No caso de aluno matriculado na rede estadual que queria ingressar na rede municipal, o responsável pelo aluno deve procurar a escola pretendida para verificar se há vaga disponível. Já o pedido de transferência de crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s) acontece a partir de outubro.