Reclamações de serviços bancários aumentam 84% no Procon da Serra

O Procon da Serra recebeu 162 reclamações de serviços prestados por instituições bancárias e de serviços financeiros

Reclamações de serviços bancários aumentam 84% no Procon da Serra


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Jansen Lube/Acervo Secom-PMS

Nestes primeiros meses de 2021, o Procon da Serra recebeu 162 reclamações de serviços prestados por instituições bancárias e de serviços financeiros. O número representa um aumento de 84% em relação ao mesmo período do ano passado, com 88 queixas a respeito de cobranças indevidas ou serviços não solicitados, que incluem os empréstimos consignados sem a solicitação do consumidor. 

A diretora do Procon, Janaína Pereira, explica que parte das reclamações é de aposentados surpreendidos com descontos na aposentadoria, resultados de empréstimos realizados sem o consentimento dos clientes. 

“A prática é uma infração gravíssima ao Código de Defesa do Consumidor, que viola não apenas o direito à livre escolha do consumidor, como também compromete e coloca em risco a sua economia”, destacou. 

Ela lembrou que o problema atinge muitas pessoas com pouca familiaridade com rotinas bancárias ou tecnologia. “Muitas vezes o idoso não tem o hábito de verificar o extrato da conta ou mesmo não sabe como fazer isso pela internet, então não percebe as movimentações anormais na conta”. 

Para se precaver, Janaína orienta o consumidor a acompanhar o extrato da conta com frequência e entrar em contato com o banco assim que verificar qualquer acréscimo ou desconto na conta. “No caso dos idosos, é importante que eles peçam a algum familiar para fazer este acompanhamento, caso precisem de ajuda”. 

A diretora afirma que no ano passado foram 651 reclamações relacionadas a serviços bancários. A expectativa é que em 2021 o número seja maior, por conta das retomadas das atividades que foram suspensas por causa da pandemia.

“Se as reclamações seguirem a tendência verificada no início do ano, teremos um acréscimo considerável”, ressaltou Janaína, que ressaltou que o Procon da Serra está à disposição da população para buscar soluções para os casos de abuso aos direitos do consumidor. 

“Estamos à disposição da população não só para os casos relativos a bancos, mas para quaisquer situações que envolvam relações de consumo”, concluiu.

O Procon da Serra funciona das 8 às 17 horas e está situado no Pró-cidadão, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe.

Para contribuir com o distanciamento social necessário devido à pandemia do coronavírus, o Procon da Serra está atendendo ao público por meio de agendamento pela internet, que deve ser feito no link http://agendamento.serra.es.gov.br/.

Em caso de dúvidas, o morador pode ligar para o telefone (27) 3252-7243. Denúncias podem ser feitas pelo número (27) 3252-7242.