Recorde de pessoas encaminhadas ao emprego pelo Sine da Serra

Em todo o ano passado, 15.024 trabalhadores foram encaminhados para participar de entrevistas de emprego

Recorde de pessoas encaminhadas ao emprego pelo Sine da Serra


Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O Sine da Serra bateu o recorde de encaminhamentos de trabalhadores ao emprego no ano passado. Milhares de moradores do município tiveram a chance de participar de processos de seleção e, para eles, certamente o ano de 2019 ficará marcado como o ano em que conquistaram um lugar no mercado de trabalho formal.

Em todo o ano passado, 15.024 trabalhadores foram encaminhados para participar de entrevistas de emprego nas empresas contratantes, mais do que o dobro do ano de 2018 (quando 7.014 pessoas foram encaminhadas). Esse número é o maior desde 2015.

Para a secretária interina de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Aline Oliveira, o número recorde de encaminhamentos é gratificante. “Esse número mostra as milhares de oportunidades, de recomeços e transformações de vidas para muitas famílias. Tivemos, em 2019, um trabalho intenso e desafiador de oferecer vagas para os moradores e de ajudar, com toda orientação e preparação, para que esse candidato encaminhado consiga efetivar sua contratação”, disse.

O encaminhamento do trabalhador é complementado com os trabalhos de Orientação Profissional, que dá dicas e ajuda a pessoa a se preparar para as entrevistas e dinâmicas em grupo., Também é complementado pelos cursos de capacitação gratuitos oferecidos pela Seter e pelo incentivo aos estudos, por meio de parceria com a Secretaria de Educação para aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

  • O que fazer para ser encaminhado ao emprego? 

O Sine da Serra capta oportunidades de emprego nas empresas instaladas no município, anuncia diariamente em sua sede e no portal Serra + Emprego (maisemprego.serra.es.gov.br) e faz o encaminhamento de profissionais que tenham o perfil de acordo com as exigências das vagas (escolaridade, experiência...).

É muito importante que o trabalhador faça o cadastro no Sine da Serra, pois, somente assim, será possível fazer o cruzamento das informações do trabalhador com os requisitos das vagas.

“Mesmo que o trabalhador não encontre uma vaga no seu perfil naquele dia, ele não deve voltar pra casa sem se cadastrar no Sine da Serra. Com o cadastro, será mais fácil encaminhá-lo quando aparecer uma oportunidade compatível”, explicou Aline.

Outra dica importante é que, ao receber a carta de encaminhamento, a pessoa leia com muita atenção todas as informações nela contidas e tire todas as dúvidas com o atendente do Sine. “Muitas vezes, é o trabalhador que deve ligar para a empresa e marcar o dia da entrevista. No encaminhamento, estão todas as informações, incluindo o telefone da empresa”.

  • Atendimentos

O Sine da Serra é referência quando o assunto é intermediação de mão de obra, principalmente pelo grande número de vagas abertas na cidade e pelas ações e programas da Secretaria de Trabalho, que captam essas oportunidades para oferecer à população.

Por esse motivo, são muitos os atendimentos. No ano de 2019, foram realizados 57.163 atendimentos no balcão do Sine. Vale lembrar que configuram-se atendimentos, por exemplo, cadastro de novos trabalhadores, emissão de cartas de encaminhamento, entre outros.

No banco de dados do Sine da Serra estão cadastrados 95.838 pessoas.