Retorno às aulas é adiado na Serra

As aulas estão suspensas desde o último dia 19 de março, e continuarão assim até o dia 30 de abril ou enquanto durar o período de isolamento social

Retorno às aulas é adiado na Serra

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Os alunos da rede pública municipal de ensino da Serra retornariam às aulas nesta segunda-feira (6). No entanto, a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), seguindo as orientações do Ministério da Saúde, adiou o retorno das atividades.

A suspensão é temporária e vale como medida preventiva em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19) e segue as orientações dos governos Federal, Estadual e Municipal, que pedem a suspensão de atividades que promovam a concentração e circulação de pessoas, a fim de diminuir as oportunidades de disseminação do vírus.

Por meio da portaria 006/2020, publicada na tarde da última sexta-feira (03), a Secretaria de Educação prorroga a suspensão das aulas na rede municipal até o dia 30 de abril ou enquanto durar o período de isolamento social, estabelecido por meio de legislações específicas em âmbito municipal.

O texto também diz que durante esse período de isolamento,  diretores, secretários escolares, auxiliares de secretarias escolares, pedagogos e coordenadores de turno estarão em teletrabalho e, caso necessário, deverão comparecer às unidades de ensino para atendimento à comunidade escolar e demandas de ordem administrativa.

Os diretores ficam autorizados a convocar os demais servidores, bem como zelar pela organização interna de suas unidades de ensino para atendimento de eventuais demandas.

Calendário escolar

O secretário de Educação da Serra, Gelson Junquilho, explicou que o calendário escolar será alterado após o retorno das atividades escolares, ouvindo os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). “Há uma equipe acompanhando e realizando reuniões constantes para monitorar a evolução da pandemia do coronavírus no mundo, no Espírito Santo e na Serra e tomar todas as medidas necessárias. Neste momento, é importante evitarmos aglomerações e, quem puder, ficar em casa. O momento não é de pânico, mas de cautela e cuidado com o próximo”.

Saiba mais:

As aulas vão continuar suspensas na Serra?

- As aulas já estão suspensas desde o último dia 19 de março e continuarão assim até o dia 30 de abril ou enquanto durar o período de isolamento social, estabelecido por meio de legislações específicas em âmbito municipal.

Quantos dias letivos já foram perdidos?

- Não há dias perdidos. As aulas estão suspensas e será cumprida toda a carga horária de 800 horas, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

O presidente assinou medida provisória que desobriga as escolas de cumprirem 200 dias letivos. O que muda?

- Na prática, as escolas terão que cumprir a mesma carga horária estabelecida na LDB em uma quantidade menor de dias.

Diante dessa pandemia, o que altera no calendário escolar?

- Em relação ao calendário escolar, por meio da portaria 005 e 006/2020, a Secretaria Municipal de Educação (Sedu) informou que será alterado após o retorno das atividades escolares, ouvindo as unidades de ensino.

Como tenho acesso aos conteúdos didáticos da Sedu durante a suspensão das aulas?

- Não há aulas online. Porém, a Secretaria Municipal de Educação da Serra (Sedu) prepara continuamente uma lista de sugestões de leitura, atividades e exercícios para ajudar os diretores, pais e familiares neste momento em que os estudantes estão com as aulas suspensas. O material é disponibilizado por meio das redes sociais e no site da prefeitura. “Não é nada obrigatório de se fazer e nem vale ponto ou conta como dia letivo. São apenas sugestões de atividades e leitura para aqueles que quiserem continuar o ritmo de estudo em casa”, destacou a subsecretária pedagógica da Sedu, Elizângela Fraga.

Esse período sem aula será descontado nas férias?

-  Essa decisão será anunciada após o retorno às aulas.

Como fica a situação das famílias carentes que sentem falta da merenda escolar?

- A Prefeitura da Serra está beneficiando famílias em situação de pobreza e extrema pobreza dispensando cestas básicas durante o período de situação de emergência por causa do novo coronavírus. Para ter direito a receber a cesta básica, é necessário ser moradores da Serra, ter renda familiar entre zero e R$ 178 por pessoa. A família do beneficiado deve ser composta por idosos, crianças e/ou adolescentes. Quem se encaixar nesse perfil deve agendar o atendimento pelo telefone 3291-2424, das 8 às 16h. A entrega das cestas básicas está sendo feita no Cras de Laranjeiras, somente mediante a agendamento prévio.