Rolê dos Direitos Humanos vai aos bairros da Serra

Iniciativa vai levar orientações, serviços e conscientização a respeito de direitos humanos e cidadania

Rolê dos Direitos Humanos vai aos bairros da Serra


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) inicia a partir de setembro o “Rolê dos Direitos Humanos”, iniciativa que tem como objetivo levar orientações, serviços e conscientização a respeito de direitos humanos e cidadania aos bairros da Serra. A ação começa com o Procon Serra, em parceria com o Departamento de Direitos Humanos, que vai promover orientações e atendimentos aos moradores.

A programação começa na próxima quarta-feira (01), no bairro Planalto Serrano Bloco A. As equipes ficarão em Planalto Serrano das 8 às 16 horas, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro, localizado no Bloco A. Durante este período, serão realizadas também atividades de cunho orientativo e educativo no comércio local. 

Na sequência, será a vez dos bairros Bairro das Laranjeiras, Palmeiras, Novo Horizonte, Central Carapina, Parque das Gaivotas e Jardim Carapina receberem as equipes do Procon. A iniciativa serve, também, para comemorar o aniversário do Código de Defesa do Consumidor, celebrado no dia 11 de setembro.

“Nós temos também a intenção promover debates, rodas de conversa, iniciar uma discussão ampla nas comunidades a respeito dos direitos humanos”, explica a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Gracimeri Gaviorno. 

A secretária destaca o uso do termo “rolê”, ressignificando a prática do “rolezinho” praticado pelos jovens em shoppings, anos atrás, que foi alvo de discriminações. “Com isso, a gente nos aproxima dos jovens e trabalha com eles pautas de Direitos Humanos que são fundamentais no dia-a-dia e estarão entre os assuntos tratados durante a Semana Municipal da Juventude”.