Sábado (25) vai acontecer a 3ª edição de 2022 do Plantão Dermatológico

Será das 8h às 12 horas, no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames)

Sábado (25) vai acontecer a 3ª edição de 2022 do Plantão Dermatológico


Texto: Deborah Hemerly - Foto: Wavebreakmedia_micro/Freepik

Neste sábado (24), das 8h às 12 horas, vai rolar a 3ª edição de 2022 do “Sobre Pele – Plantão Dermatológico”, no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro. Esse projeto é uma parceria entre a Prefeitura da Serra e a Emescam que, no último sábado de cada mês, os usuários da rede de saúde municipal contam com o atendimento, realizado por residentes de dermatologia da faculdade de Medicina.

São dois acadêmicos por sala avaliando os pacientes sob a supervisão de professores. Para acessar o serviço, o munícipe deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima da casa dele.

No local, as equipes médicas farão o primeiro atendimento e, se for o caso de uma indicação para o especialista, o caso será agendado para o “Sobre Pele - Plantão Dermatológico”, via Sistema Nacional de Regulação (SisReg).

Nova fase do Ames

A 3ª edição de 2022 do “Sobre Pele – Plantão Dermatológico” marca a nova fase do Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames). Com sua parte estrutural reformada, agora, o Ambulatório de Especialidades também conta com mais profissionais. São 58 especialistas que atuam em diversas áreas. Um número importante, haja vista que, em janeiro de 2021, eram 17 especialistas lotados no Ames, sendo 13 atuando.

Mas a Saúde da Serra quer mais. Aliás, trabalha para ampliar ainda mais a oferta de especialistas, incluindo na área de oftalmologia.

Neste momento, os moradores podem contar com especialistas em ortopedia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia e metabologia, gastroenterologia, geriatria, otorrinolaringologia (adulto e pediático), pneumologia (adulto), psiquiatria (adulto), pediatria, urologia, avaliação para cirurgia vascular e pediátrica, pequenas cirurgias ortopédicas e urológicas, pneumologista (pediátrico), neurologista (adulto e pediátrico), clínico-geral com especialidade em psiquiatria, alergista (adulto e pediátrico), reumatologista, além de especialista em pré-natal de alto risco, colposcopia.

Apesar das novidades, o acesso à especialidade é pela Unidade de Saúde. O paciente deverá procurar a unidade mais próxima da casa dele, onde receberá os primeiros atendimentos e, se for o caso de indicação para um especialista, o agendamento será realizado, via Regulação Municipal de Vagas. O Ames funciona de segunda a sexta, das 7h às 19 horas.

Ambulatório de psoríase

A Saúde da Serra oferece, aos munícipes, o único Ambulatório de Psoríase do Estado. Criado em 2019, desde dezembro de 2021, o ambulatório passou a integrar a rede de especialidades médicas no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames). O objetivo da mudança de local é para colocar o paciente ainda mais próximo das outras especialidades, já que a psoríase pode estar associada a outras doenças, como oculares, intestinais, circulatórias, articulares e psiquiátricas.

Os atendimentos acontecem às quartas-feiras, das 7 às 19 horas. O acesso é via Unidade de Saúde, onde o usuário será atendido por um médico generalista, que fará o encaminhamento, via e-mail, diretamente para o ambulatório.