Sabe como transferir seu filho de escola? Fique atento aos prazos 

Os pais precisam ficar atentos, pois a transferência interna é somente no período de 04 a 08 de novembro

Sabe como transferir seu filho de escola? Fique atento aos prazos 


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Muitas pessoas com filho em idade escolar têm dúvidas sobre a hora certa para pedir a transferência do estudante. A Secretaria Municipal da Educação informa que o processo de transferência é simples e sem burocracia.

O secretário de Educação da Serra, Gelson Junquilho, disse que durante o período de novembro a janeiro é comum aumentarem os pedidos de transferência. Em média, a Serra recebe cerca de 5 mil pedidos de transferência escolar por ano. “A Sedu prioriza que todos os alunos sejam atendidos o mais próximo da sua residência. Nenhuma criança deve ficar fora da escola e o atendimento pode ser feito na rede de ensino municipal ou estadual, conforme disponibilidade de vagas”, salientou.  

A subsecretária pedagógica, Elizângela Ribeiro Fraga, informa que o pedido de transferência geralmente é feito na escola em que o aluno estuda. “Para quem já estuda na rede municipal o período de transferência para outra unidade, por causa de mudança de endereço, por exemplo, começa na próxima semana. Os pais precisam ficar atentos, pois a transferência interna é somente nesse período de 04 a 08 de novembro. O responsável deverá procurar a unidade de ensino em que o aluno estuda em 2019 e fazer o requerimento”, explicou. 

Já para os demais alunos, que estão chegando à rede de ensino municipal, vindos de outro município ou de escola estadual, os pais podem fazer o pedido de transferência durante qualquer época do ano, pois é considerado como uma nova matrícula.
 
“Os pais ou responsáveis devem fazer o pedido do documento de transferência e do histórico escolar na escola de origem. De posse desse material, devem levar para a nova escola, que cuida de todo o processo. Não há qualquer burocracia para os pais”, afirmou Elizangela.