Saiba quais foram as empresas mais processadas no Procon da Serra em 2019
As empresas com mais processos no ano passado foram, em ordem: Oi, Banco BMG, Casas Bahia/Ponto Frio, Assurant Seguradora e Banco Panamericano
Texto: Samantha Dias
- Foto: Everton Nunes/Secom-PMS
O Procon da Serra divulga aos consumidores a relação de todas as empresas que receberam processos no ano de 2019. Sobre cada uma delas, também é possível saber os principais problemas que levaram as pessoas a pedirem ajuda do órgão de proteção e defesa do consumidor e a abertura de processos administrativos.
O documento “Cadastro de Reclamações Fundamentadas” pode ser conferido no anexo desta matéria.
A reclamação fundamentada é o último nível para a resolução dos problemas no Procon da Serra, segundo a diretora Nívia Passos. Antes disso, são feitas tentativas de acordo em contato com as empresas reclamadas.
“Quando o consumidor registra uma reclamação, o Procon da Serra entra em contato com a empresa e busca tentativas de acordo, que agrade ambos os lados. Quando o acordo não é possível, é preciso abrir um processo administrativo e as partes são levadas à audiência”, afirmou.
Por esse motivo, o número de reclamações fundamentadas é bem inferior ao número de atendimentos no Procon da Serra. No total, foram 406 reclamações fundamentadas em 2019. No ano de 2018, foram 182. Já os atendimentos no ano passado somaram 11.646 registros, sendo que uma parcela transformou-se em processos administrativos.
Quando o fornecedor soluciona o problema apresentado, depois de aberto o processo administrativo, a reclamação é classificada como “Atendida”. No entanto, se o fornecedor não apresenta nenhum tipo de solução, o processo é classificado como “Não Atendido”. Nesses casos, os consumidores são orientados a ingressar na justiça.
As empresas com mais processos no ano passado foram, em ordem: Oi, Banco BMG, Casas Bahia/Ponto Frio, Assurant Seguradora e Banco Panamericano; e os principais problemas foram cobrança abusiva/cobrança indevida e não entrega/demora na entrega do produto.
Nívia afirma que é importante que os consumidores se informem sobre as empresas mais reclamadas, como forma de prevenção. “A divulgação do Cadastro de Reclamação Fundamentada é obrigatória e é uma forma da população analisar quais fornecedores têm mais reclamações registradas junto ao Procon e, dentre os mais reclamados, saber quais resolvem e quais não resolvem os problemas. Esse conhecimento pode fazer a diferença na hora da compra e evitar problemas futuros. O documento também serve de incentivo para que os fornecedores busquem sempre melhorar os produtos e serviços”, disse.
As 10 empresas com mais processos e os principais problemas:
Oi - Cobrança indevida/abusiva
Banco BMG - Cobrança indevida.
Casas Bahia/Ponto Frio - Não entrega/demora na entrega do produto e contrato
Assurant Seguradora - garantia e contrato
Banco Panamericano - Cobrança indevida.
Banestes - Cobrança indevida
Vivo e GVT – cobrança indevida/abusiva
Banco Santander - Cobrança indevida
Dacasa Financeira – cobrança indevida e contrato
Caixa Econômica – cobrança indevida e contrato