Saúde implanta malote eletrônico para agilizar fluxos de serviços de especialidades

Cada Unidade de Saúde tem a sua pasta específica que é alimentada diariamente e a US por sua vez, visualiza e imprime o comprovante de agendamento, contatando rapidamente o usuário para informar o dia e a hora da consulta ou do exame

Saúde implanta malote eletrônico para agilizar fluxos de serviços de especialidades


Texto: Angela Angius - Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

Com o objetivo de modernizar e melhorar os fluxos de trabalho, a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) tem apostado cada vez mais na tecnologia e na comunicação digital. Com a implantação do “malote eletrônico” da Central de Regulação, as Unidades de Saúde (US) têm, a partir de agora, mais agilidade na impressão e entrega dos comprovantes de agendamento de especialidades aos usuários.

Para isso, foi utilizada uma plataforma onde são disponibilizados links para as US em forma de pastas virtuais. Lá são inseridos todos os agendamentos solicitados pela Central de Regulação ao Governo do Estado. Cada Unidade de Saúde tem a sua pasta específica que é alimentada diariamente e a US, por sua vez, visualiza e imprime o comprovante de agendamento, contatando rapidamente o usuário para informar o dia e a hora da consulta ou do exame.

“Antes da implantação dessa tecnologia, a Central de Regulação imprimia todos os comprovantes de agendamento de especialidade e encaminhava pelo motoboy para cada Unidade de Saúde, gerando extravios e muitas vezes perdas de documentos, sem contar o tempo demandado que, invariavelmente gerava conflito de horários nas consultas ou exames, já que em alguns casos, o Estado consegue disponibilizar vagas em cima da hora. Além disso, tivemos uma grande economia de transporte com motoboy”, lembrou a secretária de Saúde, Sheila Cruz.

O comprovante de agendamento é um documento, assim como o encaminhamento do médico, necessário para que o paciente possa ter direito à consulta ou ao exame de especialidades.

Essa pasta virtual fica disponível nas US, apenas para a leitura e a impressão dos documentos, e seu conteúdo ficará disponível durante 18 meses, a título de comprovação de agendamentos.

“Essa é mais uma ferramenta tecnológica que estamos disponibilizando para agilizar os fluxos, otimizar os serviços e propiciar aos cidadãos mais transparência e confiabilidade em nossas ações”, falou Sheila Cruz.