Educação promove encontros sobre bem-estar dos educadores

A formação acontece até outubro

Educação promove encontros sobre bem-estar dos educadores

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

A pandemia foi um tempo de adaptação e aprendizado para todos. Para determinadas profissões, como a de professor, isso foi ainda mais desafiador. Os docentes, acostumados às aulas presenciais, tiveram que migrar para o digital e enfrentar um cenário nunca visto.

Para tratar dessas e de outras questões que têm afetado o dia a dia dos professores, a secretaria de Educação está promovendo a formação “Conversando sobre a saúde do profissional da educação: diálogos afetivos com profissionais da educação da rede da Serra”. O projeto conta com a participação de 100 educadores que terão encontros até o mês de setembro na plataforma Educa Serra.

A formação conta com parceria do curso de Psicologia da Faculdade Doctum e é organizado em palestras e grupos de conversação com temas que se referem a saúde do profissional, o bem-estar físico, psíquico e social. Ao final da formação, os educadores recebem um certificado.

A gerente de programas e apoio Pedagógico, Giovana Rodrigues Nascimento, explica que esse projeto consiste em um lugar de escuta e fala para os profissionais, onde possam colocar o que afeta o dia a dia dentro do ambiente de trabalho. “Nossa intenção é colaborar para que essa ambiência seja a melhor possível e para que as relações de trabalho se tornem mais agradáveis, facilitando o dia a dia do profissional, e também dos estudantes, que convivem diretamente com os professores.

O primeiro módulo da formação aconteceu no último dia 26. Após cada palestra, os inscritos também participam de um grupo de conversação, acompanhados pela equipe da faculdade para grupos menores debaterem e refletirem mais sobre as questões levantadas em cada módulo.

Confira o conteúdo dos próximos encontros:

- Módulo 2 (10/05) - Função docente e o mal-estar causado pela pandemia, uma contribuição Psicanalítica. Psicanalista Rogéria Coutinho

- Módulo 3 (08/06) - A identidade Étnico-Racial como afirmação da vida. Mestranda Jamile Menezes

- Módulo 4 (05/07) - Saúde vocal do profissional da educação: cuidados preventivos. Fonoaudióloga Gracilene Torres

- Módulo 5 (18/08) - Ampliando o olhar: novas vivências por meio do sociodrama. Psicóloga Joyce Duval

- Módulo 6 (13/09) - Educadores que levantam outros educadores. Professor Nourival Cardozo

- Encerramento presencial (08/10) - Roda de vivências