Sedec discute projeto de melhorias na pavimentação de estradas rurais

Projeto consiste no uso sustentável de resíduos da extração de minério de ferro

Sedec discute projeto de melhorias na pavimentação de estradas rurais


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Como forma de potencializar a economia agrícola do município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) está discutindo com a empresa Vale a implantação do projeto Criando Caminhos para a Serra. 

As conversas começaram na última quarta-feira (29), em uma reunião que contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Econômico, Lilian Mota, da secretária-adjunta de Obras, Izabela Biancardi Roriz e de representantes da mineradora. 

O projeto consiste na revitalização de estradas rurais por meio do uso sustentável de areia proveniente de resíduos da extração de minério de ferro. De acordo com representantes da empresa, a areia é composta por 80% quartzo e 20% hematita, produtos que não apresentam riscos para o meio ambiente quando usados como pavimento de vias, e passa pelos mesmos controles de qualidade dos produtos de minério de ferro. 

A pavimentação levará melhorias para região como evitar prejuízos ao tráfego nos dias de chuva e mesmo na estiagem, quando a emissão de poeira provoca incômodos.

“O programa de revitalização das estradas tem potencial para fortalecer o agroturismo e incentivar a criação de novos negócios na zona rural da Serra'', explica a secretária Lilian Mota.   

A previsão é que o projeto seja assinado em dezembro deste ano, com previsão de conclusão em outubro de 2022. Os trechos a serem pavimentados serão indicados pela prefeitura, responsável também pela execução da drenagem e da pavimentação.