Selo responsável vai ajudar setor do turismo a retomar atividades

O selo é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo

Selo responsável vai ajudar setor do turismo a retomar atividades


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Divulgação/Ministério do Turismo

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) está se organizando para retomar com segurança as atividades turísticas.

O Ministério do Turismo criou o Selo Turismo Responsável, um programa que orienta os segmentos do setor nas boas práticas de higienização para a segurança dos turistas do município com o objetivo de diminuir os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, além de preparar a categoria para o retorno gradativo das atividades. 

O selo é um incentivo para que os turistas se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, de forma responsável. Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que é gratuito. 

O Secretário de Turismo e vice-prefeito, Thiago Carreiro, ressaltou a importância dos empresários do município aderirem ao selo responsável.

"Essa ação de mobilização junto aos empresários do turismo da Serra para aderirem ao Selo é o primeiro passo da Setur para a retomada da atividade em nosso município. Essa iniciativa visa dar conforto e segurança aos turistas, certificando que os empreendimentos turísticos adotam medidas sanitárias de enfrentamento à Covid19", disse.

O selo é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, que é coordenado pelo Ministério do Turismo. Os turistas querem segurança. Nesse sentido, os participantes que trabalham de forma direta ou indireta no setor turístico devem se preparar para atender a esse público. 

O Selo pode ser obtido por guias de turismo, hotéis, pousadas, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadores de eventos, bares, restaurantes, cafeterias e similares, locadoras de veículos, entre outros, profissionais do setor.