Semas promove palestra de conscientização sobre o Outubro Rosa

A ação foi realizada na Estação Cidadania e Cultura

Semas promove palestra de conscientização sobre o Outubro Rosa

Texto: Daiane Freire - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Outubro é o mês do Movimento Internacional de Conscientização para o controle e diagnóstico do câncer de mama. Para proporcionar informações sobre a doença e onde procurar ajuda, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS de Serra Dourada) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos promoveram na manhã da última quinta-feira (14), uma palestra com a enfermeira Roseane Fragoso.

Como parte das atividades desenvolvidas em alusão ao Outubro Rosa, a secretária de Assistência Social, Cláudia Silva iniciou fazendo a abertura da Roda de Conversa para Sensibilidade ao Combate e Prevenção Contra o Câncer de Mama, com o Tema: "Mulher se toca, seu toque vale uma Vida".

“Essa é uma oportunidade de se apropriar dos serviços que estão disponíveis para a população e o CRAS é a porta de entrada para esses atendimentos às famílias. Por isso, reafirmo aqui o compromisso do nosso prefeito Sergio Vidigal, de fazer uma gestão integrada de serviços no qual o munícipe possa ter toda a assistência que precisar, não só em outubro, mas o ano inteiro”, reforçou Cláudia.

Com o objetivo de trazer conhecimento sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, também serve como um lembrete para aqueles que já reconhecem a causa. A ação foi realizada na Estação Cidadania e Cultura, localizada no bairro Novo Porto Canoa.

A palestrante, Roseane Fragoso, explicou que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata no mundo. Informou sobre os sintomas, sendo mais fácil de ser percebido pela mulher como o surgimento de um caroço no seio, acompanhado ou não de dor.

“Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde. A prevenção pode ser feita a partir de 40 anos ou mais, a mulher deve procurar um ambulatório ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos”, explicou.

A enfermeira ainda alertou que o serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas. Podendo ser realizado o exame clínico do toque pelo profissional de saúde e a mamografia.

Outubro Rosa

A data criada no início da década de 1990 é relembrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização de homens e mulheres sobre a doença.