Semma encerra Semana do Meio Ambiente com lançamento de jogo educativo

Departamento de Educação Ambiental lançou jogo educativo sobre flor rara do Mestre Álvaro

Semma encerra Semana do Meio Ambiente com lançamento de jogo educativo


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Semma-PMS

A secretaria de Meio Ambiente fechou a programação da Semana do Meio Ambiente em grande estilo, o último dia foi marcado pelo lançamento de um jogo inédito, desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental. O tema desta sexta-feira (10) foi o morro Mestre Álvaro.

O jogo “Flores do Mestre” é sobre a ecologia misteriosa do Mestre Álvaro, com viés educativo. O objetivo é explorar a flora rara presente no município da Serra, no morro Mestre Álvaro, uma forma descontraída de adquirir conhecimento. O jogo poderá ser usado como metodologia alternativa em sala de aula. 

“Flores do Mestre” ficará disponível para ser jogado a partir de segunda-feira (13)  no site oficial da prefeitura da Serra, dentro da secretaria de Meio Ambiente.  

A ONG Guardiões do Mestre, apresentou uma palestra ilustrativa e sonora, sobre o Mestre Álvaro e sua fauna e flora. Os alunos participantes puderam ver e ouvir os pássaros que são encontrados no morro.

O programa Animais Resgatados e Acolhidos (Arca) também esteve na programação e, quem passou por lá, pode tirar dúvidas sobre castração e a feira de adoção promovida mensalmente por eles. Representantes do Arca, palestraram sobre abandono de animais e alguns cuidados que os responsáveis adotivos precisam ter para manter o animal de estimação saudável e feliz. 

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Denicoli, esteve presente para o fechamento da Semana do Meio Ambiente, agradeceu a equipe responsável pela organização e realização do evento e destacou mais uma vez a importância de promover ações em prol de disciplinar desde a infância sobre a preservação do meio ambiente. 

“Cuidar do meio ambiente é um exercício diário, por isso precisamos ensinar a importância da preservação desde a infância, para que isso cresça como um hábito. A forma mais eficaz é transformar a teoria em prática, como por exemplo as ações dessa semana do meio ambiente, onde o conhecimento foi vivido”, disse.

A exposição de utensílios apreendidos da prática ilegal de captura e manutenção de animais silvestres e a  Mostra Fotográfica de Belezas Naturais da Serra paeticiparam dos cinco dias de evento.