Serra abre Semana do Trânsito reforçando parceria com o Detran-ES

A parceria entre o município e a autarquia para reforçar a fiscalização com foco na redução de acidentes nas vias foi reforçada

Serra abre Semana do Trânsito reforçando parceria com o Detran-ES

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra iniciou oficialmente nesta segunda-feira (20) a Semana Nacional de Trânsito. Na solenidade realizada na sede do Instituto de Previdência dos Servidores com presença do prefeito Sergio Vidigal e do diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Givaldo Vieira, a parceria entre o município e a autarquia para reforçar a fiscalização com foco na redução de acidentes nas vias foi reforçada.

Na oportunidade, a disponibilização para a Guarda de Trânsito dos serviços de gestão da remoção e guarda de veículos apreendidos por crimes e infrações de trânsito, além da utilização do talonário eletrônico, ferramenta que possibilita aos profissionais aplicarem multas, por meio deste aplicativo em condutores infratores foi reforçada.

O convênio firmado entre o Detran e a Prefeitura Municipal para Remoção, Depósito, Guarda e Leilão de veículos de uso terrestre envolvidos em infrações de trânsito, que forem autuados no Município ou recolhidos para os depósitos de veículos, tem vigência de cinco anos.

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, acredita que o mais importante para reduzir acidentes no trânsito é educar as crianças.

"A Semana Nacional de Trânsito alerta todos gestores para o grande desafio que é a prevenção de acidentes. Precisamos levar a educação de trânsito para as escolas, o que a Prefeitura da Serra já fez por meio do Departamento de Trânsito em parceria com a Secretaria de Educação e fazemos também investimentos importantes em novas ferramentas. Mas a ferramenta mais importante é o ser humano, como a nossa equipe do Departamento e ossos agentes de trânsito, que nos orgulham levando não só o caráter pedagógico da fiscalização, como a humanização para o trânsito do município da Serra", disse.

Secretário de Defesa Social da Serra, Fabrício Dutra citou o importante trabalho realizado na estruturação do setor de trânsito da prefeitura. “Reestruturamos o setor e assim os profissionais conseguem fazer seu trabalho. Recuperamos oito viaturas e estamos em processo de compra para mais dez. Nossa função é fazer essa reestruturação”, declarou.

Diretor do Departamento de Operações de Trânsito da Serra, Fábio Alves reforçou a importância da Semana de Trânsito para o município. “Lembro da dificuldade que foi convencer as pessoas a usarem o cinto de segurança quando isso se tornou obrigatório. Então, trabalhar a cultura do trânsito seguro é importante porque precisamos mudar toda uma cultura”, lembrou.

Para o diretor geral do Detran Givaldo Vieira, são representativas para o município essas ações integradas de proteção da vida nas ruas, avenidas e rodovias justamente na Semana que marca nacionalmente a conscientização coletiva para um trânsito seguro.

“A Serra é o município mais populoso do Estado, com uma das maiores frotas, números de condutores e é cortado por rodovias de grande fluxo, como a BR 101. Atualmente lidera o ranking de vítimas fatais de trânsito, coordenado pelo Observatório Estadual de Segurança Pública, com 35 vidas perdidas até agosto. Por isso, seguindo o planejamento estratégico do Governo do Estado para redução de acidentes, lançamos mão de inovação tecnológica, blitze conjuntas, serviço para remoção e guarda de veículos, e sobretudo integramos esforços com a Prefeitura da Serra a fim de dotar o efetivo de melhor estrutura para combater crimes de trânsito, evitando que infratores possam, por exemplo, tirar a vida de uma outra pessoa na rua”, afirmou Givaldo.

Semana Nacional de Trânsito

A iniciativa acontece em todo o País entre os dias 18 e 25 de setembro, com o intuito de incentivar a sociedade para um trânsito mais seguro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.