Serra adota modelo contemporâneo de gestão

Esse modelo vai além de se fazer gestão

Serra adota modelo contemporâneo de gestão

Texto: Djeisan Maria - Foto: Pixabay

Governança é um modelo de gestão da administração moderna que tem sido aplicado em muitas instituições, a exemplo da Prefeitura da Serra. Esse conceito se baseia em preceitos como transparência, acesso à informação, controle, fiscalização e prestação de contas e aderência às normas e regras da instituição.

Esse modelo vai além de se fazer gestão, pois prima pela boa administração dos recursos públicos e utiliza instrumentos técnicos para gerar mais segurança, evitando que a organização corra riscos que podem ser evitados.

A modernização está sendo adotada na elaboração do orçamento que será executado em 2022 na Serra. A peça está sendo construída de forma descentralizada pela Secretaria de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação (Seplae) em parceria com as outras pastas da administração municipal.

O orçamento também tem sido feito de maneira mais precisa, com o máximo de detalhamento possível para cada despesa.

“Um orçamento feito com seriedade, facilita a gestão, gera transparência e nos ajuda a melhorar a aplicação do recurso público. Por isso o engajamento das secretarias é tão importante” destaca a titular da Seplae Juliana Costa.