Serra ainda dispõe de doses das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe

No sábado (08) haverá vacinação contra a Covid-19 no público da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Sociedade de Pestalozzi

Serra ainda dispõe de doses das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe


Texto: Angela Angius - Foto: Sesa/PMS

Ainda há 1.400 doses da vacina contra a Covid-19 para as pessoas com comorbidades que fazem parte da primeira fase da campanha, disponíveis para agendamento no site da Prefeitura, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/.

Podem fazer o agendamento as pessoas com síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental, como autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental, pessoas com doença renal crônica em diálise, pessoas com obesidade mórbida (IMC>40) e gestantes/puérperas com comorbidades do Programa Nacional de Operacionalização (PNO), que tenham idade entre 18 e 59 anos.

No sábado (08), haverá vacinação contra a Covid-19 no público da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Sociedade de Pestalozzi. As famílias que necessitarem de orientações sobre essa vacinação, podem procurar a Unidade de Saúde de referência.

Para se vacinar é necessária a apresentação de laudo médico ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o paciente faz o tratamento, além de documento de identificação com foto. Os pacientes podem buscar na Unidade de Saúde de referência para agendar uma avaliação com o médico ou o enfermeiro e, se for o caso, ter acesso ao laudo.

Há doses disponíveis também para idosos com idade acima de 60 anos que precisam tomar a primeira dose da vacina.

No total, a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) já aplicou 100.304 doses da vacina contra a Covid-19 no Município, sendo 71.517 com a primeira dose e 28.787 com a segunda dose da vacina.

Influenza

Para quem faz parte do grupo prioritário da campanha para ser imunizado contra a vacina da gripe, há aproximadamente 2 mil doses disponíveis para o agendamento online. Podem fazer o agendamento os pais ou os responsáveis por crianças de 6 meses até a idade de 5 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, as puérperas (45 dias após o parto) e os trabalhadores de saúde.

A gripe é uma doença séria, causada por variações do vírus Influenza. Ela causa febre alta, dores no corpo, tosse, coriza, síndromes respiratórias e pode ser letal. Por isso, a importância da vacina que está no calendário vacinal do Ministério da Saúde.