Serra anuncia abono de até R$ 2 mil para a Educação

O valor será pago em parcela única, no dia 27 de dezembro

Serra anuncia abono de até R$ 2 mil para a Educação

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, anuncia uma excelente notícia para os 5.770 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Sedu): “Todos os servidores da Educação vão receber um abono de Natal de até R$ 2 mil neste fim de ano”. O valor será pago em parcela única, no dia 27 de dezembro, de acordo com a programação feita pelas secretarias municipais da Fazenda, Educação e Administração.

“Estamos trabalhando dia após dia para oferecer o melhor para os nossos estudantes, com inaugurações, construções de novas creches e escolas, capacitação de professores e melhorias nas condições de trabalho dos nossos profissionais”, ressaltou Audifax.

O prefeito ainda frisou que a Prefeitura da Serra tem adotado uma série de medidas para fazer mais com menos e honrar seus compromissos de maneira equilibrada e eficiente. “E isso permitiu que conseguíssemos adiantar o salário de todos os servidores neste mês de dezembro, além de conceder parcela extra de R$ 100 no vale-alimentação, totalizando o valor de R$ 400 no tíquete, e ainda a Secretaria de Educação concedesse abono, como forma de reconhecimento aos nossos profissionais”, disse o prefeito.

Segundo Audifax, o abono faz parte da política pública da Prefeitura da Serra de valorização do magistério e dos profissionais da Educação, contemplando professores, pedagogos, diretores, coordenadores e demais profissionais que trabalham nas 139 unidades de ensino e em prol dos 65 mil alunos da Rede Municipal de Educação da Serra.

O secretário de Educação da Serra, Gelson Junquilho, informou que o benefício será pago de forma proporcional ao período trabalhado no ano e por matrícula e é uma forma de dizer “muito obrigado e parabéns a todos que contribuem de diversas formas para o sucesso do ensino público da Serra.”

O Projeto de Lei contendo a proposta do abono foi enviado à Câmara Municipal nesta sexta-feira (13), informou o prefeito.

Benefício total

O abono será de R$ 1 mil, por matrícula funcional, podendo chegar a R$ 2 mil. Para ser contemplado com o abono em sua totalidade é preciso que o profissional tenha atuado durante todo o período letivo e tenha dois vínculos com a Secretaria de Educação.

O secretário da Fazenda, Pedro Firme, explicou que para os profissionais que ocupam o cargo de professor, por exemplo, será considerada a carga horária de 100 horas mensais, para o pagamento integral do abono. “Se o professor tiver um vínculo (uma cadeira) com a Sedu e trabalhou durante todo o ano letivo ele receberá R$ 1.000. Caso tenha feito extensão de carga horária, também vai receber o valor proporcional a essa jornada”.

O secretário destacou ainda que o montante vai ajudar a economia local. “Estão reservados R$ 5,8 milhões para o abono da Educação e esse valor com certeza contribuirá para movimentar o comércio local”, disse.

O Projeto encaminhado à Câmara Municipal deve ser votado em caráter de urgência.

Vale-alimentação

A Prefeitura da Serra vai conceder neste mês, parcela extra de auxílio-alimentação no valor de R$ 100, beneficiando mais de 11 mil servidores.

A partir de janeiro de 2020, também, será concedido aumento no valor do vale-alimentação, passando para R$ 350.

Salários antecipados

Além disso, o município vai antecipar o pagamento dos salários em dezembro. O pagamento será feito no dia 23, oito dias antes do previsto, já que o depósito normalmente é feito no último dia útil do mês.

Reajuste

O prefeito também concedeu aos 11 mil servidores do município reajuste salarial de 5% neste ano. Em julho foi concedido reajuste de 3%, já na folha de pagamento daquele mês. Em outubro, também houve mais 2% de aumento, totalizando 5% de aumento no salário em 2019.

Abono de Natal para profissionais da Educação: até R$ 2 mil em dezembro.

Parcela extra de auxílio-alimentação: será concedida a todos os servidores, no valor de R$ 100 em dezembro. O valor total será de R$ 400.

Vale-alimentação: passa para R$ 350 a partir de janeiro.

Direito: Não terão direito ao abono da Educação os profissionais que não estiverem em exercício no mês de dezembro de 2019, bem como estagiários e profissionais de empresas terceirizadas da Sedu.