Serra apresenta índice de medicamentos de 97,25%

Serra apresenta índice de medicamentos de 97,25%

Texto: Amanda Amaral - Foto: Site PixaBay

O estoque de medicamentos da Serra está em 97,25%, um dos maiores do Estado. Isso significa que o município tem disponibilidade de oferta de remédios de quase 100%, evitando faltas e dando segurança à população.

O índice alcançado é superior ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 80%.

Nste ano,527.767 pacientes já foram atendidos, o que representa um investimento em remédios de R$ 6.969.461,14. No estoque, há mais de 285 tipos de remédios, cuja responsabilidade de oferta é municipal.

A Serra é o maior município do Estado em número de habitantes, 507 mil, além de ter a maior rede em saúde, com 50 estruturas. Só de unidades de saúde são 39, além de CAPS, CTA, UPAs, entre outros.

Investimentos

A Prefeitura da Serra está investindo em tecnologia para aprimorar a oferta de serviços de saúde na cidade, e 46 estruturas de saúde já possuem farmácias totalmente informatizadas, o que contribui para tornar o atendimento mais ágil e o controle do estoque mais eficaz, além de integrar as informações e, no futuro, permitir o atendimento online à população.

As farmácias hospitalares da UPA de Serra-Sede, UPA de Carapina e da Maternidade de Carapina também já estão informatizadas.

A Farmácia de Carapina foi reformada em 2018 e reabriu com sistema informatizado. As receitas podem ser compartilhadas com as unidades de saúde, facilitando para os pacientes. Tanto na Farmácia de Carapina quanto na unidade de referência, a solicitação do paciente é atualizada na hora.

A prefeitura disponibiliza em seu site a Relação de Medicamentos Essenciais. Acesse: www.serra.es.gov.br/saúde.