Serra avança para implantação de Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável

Nessa terça-feira (11) aconteceu o 6º encontro do programa

Serra avança para implantação de Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável


Texto: Djeisan Maria - Foto: Reprodução/Zoom

Servidores da Prefeitura Municipal da Serra finalizaram mais uma semana de treinamento para implantação do programa Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável (CHICS). Nessa terça-feira (11) aconteceu o 6º encontro do programa que reúne técnicos e gestores de todas as secretarias do município.

Durante as reuniões, são debatidas questões importantes para implantação do CHICS como governança empreendedora, inclusão digital, inovação, sustentabilidade, e qualidade de vida. As aulas estão sendo ministradas pelo Instituto Brasileiro pelo Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS).

Essa primeira etapa, que consiste em módulos de capacitação, é direcionada para membros de um Comitê Gestor, que inclui representantes das secretarias municipais.  Durante as aulas, os participantes têm acesso a conteúdos que facilitarão a elaboração de um Plano que direcionará a efetiva implantação do programa.  

O Plano levará em conta ainda o levantamento de informações da cidade e pesquisas de opinião que serão realizadas com a sociedade e especialistas locais. A Serra deverá ser o primeiro município do Espírito Santo a implantar o programa de alcance internacional.

A implantação da CHICS está sendo coordenada pela Secretaria de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação (Seplae). A titular da pasta, Juliana Costa, explica que o objetivo é que a Serra seja uma cidade boa para viver, para estudar, para trabalhar, para investir e para visitar, de forma sustentável, criativa e com mais qualidade de vida. 

“O principal instrumento que utilizaremos é a tecnologia, sempre a favor das pessoas. Por isso o primeiro pilar é cidade humana” destaca Juliana.

As próximas aulas serão nos dias 18, 19 e 26 de janeiro e irão falar de programas multissetoriais integrados.