Serra capacita novos condutores ambientais para áreas naturais

O curso acontece até o dia 29 de novembro

Serra capacita novos condutores ambientais para áreas naturais


Texto: Miranda Perozini - Foto: SETUR

Cachoeiras e montanhas, colinas, lagoas e praias. Paisagens de beleza riquíssima, na Serra, que podem ser fonte de conhecimento e renda sustentável para cerca de 20 alunos do curso de Técnicas de Guiamento em Áreas Naturais, oferecido pelo programa Qualificar ES.

O programa é do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra (Setur) e o Senac.

O curso, que acontece entre os dias 16 e 29 de novembro, traz em sua grade curricular diversos conceitos de turismo e condução voltados para áreas naturais e de preservação.

Os alunos, futuros condutores, mesmo que não sejam da Serra, poderão atuar no município, que hoje possui cerca de nove condutores ambientais locais habilitados. A expectativa é de que o número aumente ainda mais. 

Muitos dos alunos matriculados já desenvolvem uma atividade turística ligada ao turismo e ecoturismo. É o caso da guia Lilian Leite Marques, de 58 anos. Ela já possui uma empresa credenciada, mas viu no curso uma oportunidade para adquirir mais conhecimento, melhorar o currículo e expandir seus horizontes, principalmente quando o assunto é a Serra. 

“Sou guia turística há 10 anos, mas o curso é uma oportunidade imperdível de conhecer novos lugares e aprimorar meu currículo e serviços. Toda a minha família é da Serra, depois de um primeiro curso por aqui, me apaixonei. Hoje planejo me mudar e me especializar nas rotas naturais de Jacaraípe, Manguinhos…quero trilhar meu próprio caminho e trazer ainda mais pessoas para o município”, conta. 

As aulas mal começaram, mas Lilian já está animada. “Tivemos um primeiro dia incrível, com uma professora maravilhosa e uma ótima troca de experiências. Já estou estudando as apostilas para chegar preparada nas aulas”, disse. 

O Qualificar ES é um programa aberto para todos os municípios capixabas, que podem escolher a disciplina seguindo a demanda.

“Pensando em fomentar ainda mais o turismo de aventura e ecoturismo no município, e dando voz à demanda também, solicitamos este curso que esperamos ser muito proveitoso. Ele vai elevar a qualificação dos nossos prestadores de serviço, refletindo na cena do nosso turismo local. Só benefícios!”, comemora o diretor de turismo de Serra, Luciano Andrade.