Pessoas em situação de rua são vacinadas contra Covid-19 em abrigo da Serra

A ação aconteceu no Abrigo de Jardim Limoeiro

Pessoas em situação de rua são vacinadas contra Covid-19 em abrigo da Serra

Texto: Rodrigo Da Costha - Foto: Edison Reis/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação de pessoas em situação de rua, que estão recolhidas nos abrigos do município.

A ação foi realizada no abrigo de Jardim Limoeiro, às 14 horas, com as presenças da equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e das Secretárias de Assistência Social, Lilian Mota, e de Direitos Humanos, Gracimeri Gaviorno.

Vinte e sete pessoas, que são usuárias do abrigo receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19.

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, afirmou que a ação é de extrema importância, mas que é preciso também imunizar os trabalhadores da área social que estão na linha de frente.

“Primeiro não posso deixar de registrar o meu pleito à Secretaria de Estado da Saúde para que sejam incluídos os trabalhadores que fazem abordagem à população em situação de rua. Estes também precisam ser vacinados e precisam estar imunizados, pois estão na linha de frente", ponderou.

Vidigal salientou também que a gestão tem a visão de reinserção dessa população para garantir a segunda dose da vacina.

“Em relação Às pessoas em situação de rua do nosso município, a prefeitura poderá aproveitar a oportunidade para tentar também remover aqueles que estão nas ruas para os nossos abrigos e aqueles que têm caso de dependência química, a gente trabalhar, através do Consultório de Rua, a transferência para uma comunidade terapêutica. Assim, aproveitamos o momento para reinserir essa população, seja para tratamento, ou para uma moradia, por meio do aluguel social. E sendo assim, vamos garantir essa segunda dose se essa população estiver reinserida em um abrigo ou moradia", disse.

E continuou: "É um momento importante para o município estar realizando essa ação que foi definida pelo Plano Nacional de Imunização, mas que o município possa ter um olhar diferenciado para essa população que hoje tem crescido muito e precisa de um olhar por parte do setor público".

A secretária de Assistência Social da Serra, Lilian Mota, falou sobre a importância dessa ação e que a prefeitura está avançando cada dia mais em construir políticas sociais para as pessoas em situação de rua.

“Em tempos difíceis em que temos de ficar isolados em casa, vem à tona a preocupação com aqueles que não têm onde morar. Construir políticas sociais para pessoas em situação de rua sempre foi desafiador no Brasil, não será diferente para o município de Serra, assunto sobre o qual já nos debruçamos e estamos desenvolvendo ações emergências por diferentes políticas, mas também continuadas" comentou.

Lilian disse ainda que a condição das pessoas em situação de rua merece consideração especial, uma vez que essa população é naturalmente suscetível à infeção e pode correr maior risco de exposição graças às condições em que se encontra.

"Vacinar esse público e as equipes do SUAS que lidam cotidianamente com ele, é extremante importante, não só para a pessoa em situação de rua, mas também para a saúde pública. Avançamos em vacinar essa população, mas precisamos avançar ainda mais vacinando todos os profissionais do Sistema Único de Assistência Social”.

De acordo com o setor de imunização da Sesa, o município da Serra recebeu 300 doses para vacinar as pessoas em situação de rua. Ao todo serão vacinadas 90 pessoas que estão nos 30 abrigos. As demais serão aplicadas nas pessoas acompanhadas pelo Centro Pop e Abordagem Social.