Serra conquista mais um título de primeiro lugar em transparência

O município é 1º lugar em transparência no Brasil e conquistou também a liderança no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19

Serra conquista mais um título de primeiro lugar em transparência


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Serra conquistou, mais uma vez, o título de cidade mais transparente. O município é 1º lugar em transparência no Brasil, divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU); e conquistou também no último dia 21 a liderança no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, segundo a avaliação da ONG Transparência Capixaba, que atua em parceria com a Transparência Internacional - Brasil e o Tribunal de Contas da União (TCU). 

O prefeito Audifax Barcelos destaca que a prevenção e combate à corrupção são pilares da gestão. “O reconhecimento desse trabalho por meio desses dois títulos importantes de transparência é um incentivo para continuarmos, cada vez mais, dando o nosso melhor e trazendo orgulho para a população, com uma gestão transparente e humana”. 

A controladora geral da Serra, Magaly Nunes, explicou que a prefeitura atua intensivamente na prevenção e combate a irregularidades e já se tornou referência no estado e no Brasil. 

Segundo Magaly, a equipe da Controladoria vem trabalhando para manter o nível de excelência na transparência, alinhado a parâmetros de boas práticas de órgãos nacionais e internacionais.

“Com a pandemia, tornou-se fundamental a divulgação de informações sobre o combate ao coronavírus, inclusive sobre as contratações de serviços e aquisições, de forma mais detalhada e clara. Criamos uma área exclusiva sobre o tema em nosso portal da transparência, de modo a facilitar o acesso a esses dados pela população”, explica a controladora.

Ao acessar o portal http://transparencia.serra.es.gov.br diversos dados sobre receitas, despesas, contratos e licitações estão disponíveis para a população. No canto superior direito é possível clicar em “coronavírus” e ter acesso a autorizações de fornecimento e ordens de serviço; contratos; licitações; legislação municipal, estadual e federal sobre o assunto. 

Saiba mais: 

Serra no ES: 
Conquista: 1º lugar em transparência no Estado no Ranking de Transparência de Combate à Covid-19. 
O resultado: A ONG Transparência Capixaba utilizou como base para avaliação o guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19, produzido de forma conjunta pela Transparência Internacional – Brasil e o Tribunal de Contas da União (TCU), que foi utilizado para avaliar os estados e suas capitais.
Avaliação: foram avaliados 25 municípios do Espírito Santo com mais de 30 mil habitantes (com exceção da capital, que já havia sido avaliada pela Transparência Internacional junto com as capitais). 

Serra no Brasil: 
Conquista: A Serra conquistou o 1º lugar em transparência do Brasil, segundo a pesquisa Escala Brasil Transparente (EBT). O resultado foi divulgado pelo Ministério da Transparência e pela Controladoria-Geral da União (CGU). O anuncio aconteceu em 2018, porém a cidade continua sendo a líder no ranking.