Serra Cidade mais Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável

Serra Cidade mais Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação/Seplae-PMS

A prefeitura da Serra concluiu mais um passo para a construção de uma cidade mais humana, inteligente, criativa e sustentável. Na última semana, técnicos da prefeitura passaram por uma capacitação para operar o sistema onde serão elaboradas as ações, os produtos e indicadores do Plano Plurianual (PPA) do município.

O próximo passo da constituição do PPA diz respeito às reuniões com representantes da sociedade civil: conselhos, empresariado, legislativo, associações, servidores e Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), entre outros.

Os encontros devem acontecer em junho e será um momento de ouvir os atores sociais sobre os programas que serão implementados para os próximos quatro anos na Serra.

Consolidadas estas etapas, a prefeitura irá promover audiências públicas para que os moradores da cidade possam propor e ações para serem executadas por meio do Plano Plurianual.

Os programas e ações do PPA da Serra estão sendo construídos com base em eixos estruturantes, que são:

•          Gestão Pública e Transparência
•          Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida
•          Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente
•          Desenvolvimento Econômico Sustentável
•          Integração Metropolitana

PPA -  previsto na Constituição Federal, é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pela gestão ao longo de um período de quatro anos.

No PPA estão definidas as prioridades do Governo, resultado de diálogos com a sociedade, como os recursos municipais serão aplicados em cada área, e os objetivos pretendidos para o período de quatro anos.

Elaborado no primeiro ano de mandato de um governo, o PPA passa a vigorar a partir do segundo ano até o primeiro ano do governo seguinte.