Serra tem grupo de trabalho para ações de segurança pública

Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) conecta todos os órgãos de segurança pública das três esferas de governo que atuam no município da Serra

Serra tem grupo de trabalho para ações de segurança pública

Texto: Marcos de Oliveira - Foto: André Toscano/PMS

A Prefeitura da Serra conta com um grupo de trabalho para coordenar as ações de segurança pública e defesa social desenvolvidas no município. Trata-se do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que conecta todos os órgãos de segurança pública das três esferas de governo que atuam no município da Serra.

As reuniões do GGIM acontecem no gabinete do prefeito, com organização da Secretaria de Defesa Social. A última reunião foi realizada nesta semana, na terça-feira (03). Entre os participantes estão secretarias municipais da Serra, representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública, das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, integrantes do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal, do Departamento de Trânsito e da Defesa Civil, assim como membros do Ministério Público e Poder Judiciário.

Conforme a pauta da reunião, pode haver a presença de integrantes da sociedade civil organizada ou de outras organizações envolvidas com os assuntos em questão.

O GGIM tem a característica de ser um espaço deliberativo, onde os resultados dos encaminhamentos são apresentados nos encontros seguintes. As reuniões servem também para nivelar as informações entre os demais atores, que compartilham dados pertinentes às suas respectivas atividades, indo das ações repressivas realizadas pelas polícias às atividades de cunho social desenvolvidas pelas secretarias municipais.

O grupo discute desde ações específicas, como uma operação integrada em determinado bairro, a eventos de maior porte, como a Operação Verão.

De acordo com o Decreto Nº 1.669, de 2009, que cria o GGIM, o gabinete tem as seguintes atribuições: articular a comunicação entre as polícias, as secretarias municipais e as demais instituições da fiscalização administrativa na prevenção e repressão da violência e da criminalidade; contribuir para a integração operacional dos órgãos municipais, estaduais e federais de fiscalização, prevenção criminal e investigação; analisar os dados de estudos sobre a violência no município da Serra, a fim de subsidiar as ações de prevenção e repressão.