Serra cria projeto para cuidar da saúde dos profissionais da educação

O projeto será lançado com a palestra ?Magistério e Saúde Psíquica: Debates Necessários?

Serra cria projeto para cuidar da saúde dos profissionais da educação

Texto: Andreia Soares - Foto: Secom/PMS

Os profissionais da Educação da Serra vão receber mais um importante suporte no Processo Formativo implantado pela Secretaria de Educação da Serra (Sedu). A Prefeitura da Serra, por meio da Gerência de Programas de Apoio Pedagógico, braço da Sedu, vai lançar o projeto "Conversando sobre a saúde do(a) profissional da educação: diálogos afetivos com profissionais da educação da rede da Serra".

O projeto será lançado com a palestra “Magistério e Saúde Psíquica: Debates Necessários”, que acontecerá de forma virtual, pelo canal Educa Serra, no YouTube, no dia 15 de abril, às 19h. O palestrante será o professor doutor Eduardo Miranda, da Faculdade Doctum.

A temática do projeto que realizará eventos de forma remota, ao longo de todo o ano de 2021, gira em torno de como o profissional da educação pode trabalhar melhor sua saúde, nesse contexto desafiador pelo qual passamos. É proporcionar aos profissionais da educação da rede da Serra um espaço de escuta e reflexão sobre a sua saúde, de forma integral, em especial, neste período pandêmico.

O projeto "Conversando sobre a saúde do(a) profissional da educação: diálogos afetivos com profissionais da educação da rede da Serra" é desenvolvido pela Gerência de Programas de Apoio Pedagógico, em parceria com a coordenação do curso de Psicologia, da Faculdade Doctum.

Veja abaixo a programação completa do projeto para profissionais da Educação da Serra:

15/04 - Palestra de abertura - “Magistério e saúde psíquica: debates necessários” com o professor Dr. Eduardo Miranda - coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Doctum

11/05 - Palestra - “Saúde vocal do profissional da educação: cuidados preventivos” com a fonoaudióloga Gracilene Torres (GFOR/Sedu)

15/06 - Palestra “A identidade Étnico-Racial como afirmação da vida" com a professora Ma Heloisa Ivone de Carvalho.

06/07 - Palestra “A arte como terapia na promoção da saúde integral do profissional da educação” com a professora e arteterapeuta Luciana Silvestre.

10/08 - Palestra “O olhar sensível e a escuta atenta para as questões da sua própria saúde: cuidar de si para cuidar do outro” com o professor Me Jaconias Dias.

14/09 - Palestra “Empatia em foco: Direitos Humanos e o respeito à diversidade no ambiente de trabalho para o bem-estar físico, mental e social" com a socióloga Rosilene Bellon.

19/10 - Palestra “A alimentação no cuidado preventivo da saúde e no bem-estar pessoal” com a nutricionista Miriam Rodrigues.

09/11 - Palestra de encerramento - “A importância da escuta e do afeto nas relações interpessoais para uma vida de qualidade”  com o professor Nourival Junior.