Serra é campeã em investimentos e transparência no Estado

A Serra conquistou o 1º lugar em transparência do Brasil, segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), e o 1º lugar em investimentos no estado segundo o anuário Finanças dos Municípios Capixabas

Serra é campeã em investimentos e transparência no Estado

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Além de ser a cidade mais transparente do Brasil, o município da Serra também é o que mais investe no Estado, segundo o anuário Finanças dos Municípios Capixabas. Os dados reforçam o foco da gestão em “fazer mais com menos”, mesmo diante de um cenário de instabilidade econômica.

No ano passado, houve um aumento de R$ 52,9 milhões nos investimentos na cidade; em 2017 o valor era de R$ 58,1 milhões e em 2018 atingimos o patamar de R$ 111 milhões, colocando a cidade em primeiro lugar no ranking dos maiores investidores do Espírito Santo. Essa posição foi alcançada pela primeira vez em 2015, também durante a gestão do prefeito Audifax Barcelos.

A Serra também é destaque entre os quatro municípios da região metropolitana ao apresentar queda com gasto de pessoal, quando comparados os anos de 2018 e 2017. O prefeito Audifax Barcelos comentou que a redução dos números faz parte dos esforços da administração de fazer ‘mais com menos’. “Foram feitos ajustes, mas sem comprometer o atendimento à população”, pontuou.

O prefeito também lembrou que as arrecadações continuam abaladas e isso reflete na transferência de capital da União e do Estado para o município. No entanto, a gestão está focada em enxugar gastos, sem deixar de investir na qualidade de vida da população, com ações como construção de novas creches, escolas, UPA, hospital, obras de drenagem e pavimentação, saneamento básico, praças e espaços de lazer.

“Estamos avançando e alcançando bons resultados, mas isso não é motivo para nos acomodar. Cobro constantemente da equipe para que trabalhem em prol de uma gestão equilibrada, oferecendo o melhor para a população”, contou o prefeito.

Desenvolvimento

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, José Eduardo Azevedo, comentou sobre a importância dos investimentos públicos na atração de empreendimentos para a cidade. “Liderar o ranking de investimento é mais um passo que damos para consolidar a Serra como uma ótima opção para se investir e viver. O município dispõe de excelentes opções para abrigar novos empreendimentos em seus polos empresariais e esses espaços estão integrados à infraestrutura local e ao sistema logístico, viabilizando as mais diversas atividades econômicas”.

O secretário também ressaltou o Simplifica Serra, lançado este ano como um instrumento para desburocratizar e atrair novos investimentos para a cidade. “A cidade não para de crescer e a gestão tem pensado soluções inteligentes e estratégicas para facilitar a vida dos empreendedores”, finalizou.