"Escola Antirracista Teodorico Boa Morte": Serra entrega selo pela primeira vez
Cerimônia reconheceu 19 unidades, que desenvolvem ações para Educação das Relações Étnico-Raciais
Texto: Elton Lyrio
- Foto: Nathany Rodrigues
A Secretaria Municipal de Educação da Serra, por meio da Coordenação de Estudos Étnico-Raciais realizou a primeira cerimônia de entrega do Selo Escola Antirracista Teodorico Boa Morte, reconhecendo 19 unidades de ensino que se destacaram no desenvolvimento de ações voltadas à Educação das Relações Étnico-Raciais.
A honraria foi instituída pela Lei nº 6.107/2024 e tem como objetivo reconhecer as escolas que se destacaram no compromisso com uma educação pública de qualidade, pautada em princípios antirracistas e na promoção da equidade racial. A entrega foi realizada no Auditório da Secretaria de Educação, no Centro da Serra, na última quarta-feira (5).
O selo leva o nome do ilustre poeta serrano Teodorico Boa Morte, em reconhecimento à sua luta e empenho em preservar e divulgar a história da Insurreição do Queimado e a cultura local. A homenagem reforça o compromisso do município em manter viva a memória histórica e cultural da Serra, especialmente no que se refere às contribuições da população negra para a formação da identidade serrana.
Para a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, a entrega do selo pela primeira vez representa um passo histórico para a rede municipal de ensino.
“O Selo Escola Antirracista Teodorico Boa Morte representa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo construído com consciência, formação e propósito. Essas unidades de ensino mostram que a educação antirracista não é uma ação pontual, mas um compromisso diário com a justiça, a equidade e a valorização da identidade de cada criança e estudante. Seguiremos fortalecendo essa caminhada coletiva, porque combater o racismo é também educar para o futuro”, afirma.
As 19 Unidades de Ensino contempladas, após cumprirem todas as etapas estabelecidas pela Lei nº 6.107/2024, tiveram suas ações pedagógicas avaliadas pela Coordenação de Estudos Étnico-Raciais para receber a honraria. As ações demonstram efetivo trabalho na implementação de práticas pedagógicas que valorizam a diversidade étnico-racial e combatem o racismo no ambiente escolar.
Para a coordenadora de Estudos Étnico-Raciais da Sedu, Rosângela Pereira dos Santos, a entrega do Selo Escola Antirracista Teodorico Boa Morte é mais do que um reconhecimento. É um incentivo e um compromisso das unidades de ensino com a equidade racial no dia a dia.
“Este momento representa a concretização de um compromisso legal, histórico e pedagógico com as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tratam do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena em todas as escolas do país. Quando uma unidade educacional assume esse trabalho, ela reafirma que o enfrentamento ao racismo e a valorização da equidade são partes essenciais da formação cidadã. É uma alegria ver nossa rede fortalecendo essas práticas e inspirando outras escolas a seguirem o mesmo caminho, porque uma educação antirracista é também uma educação que ensina a respeitar, reconhecer e transformar”, conclui.
Unidades que conquistaram o selo:
EMEF Professora Iolanda Schneider Rangel da Silva
EMEF Irmã Dulce
EMEF Professora Ângela Maria Pereira Barcelos
EMEF Djanira Maria de Araújo
EMEF Aldary Nunes
EMEF Antônio Vieira de Rezende
CMEI Gente Miúda
CMEITI Geralda Carvalho Patrocínio
CMEI Integração Maringá e Mata da Serra
CMEI João Carvalho de Souza
CMEI Jorge Sant’Ana Corrêa
CMEI Marília Modesto Monteiro
CMEI Olinda Rosa da Silva
CMEI Pimpolho
CMEI Vantuil Raimundo Bessa
CMEI Olindina Leão Nunes
CMEITI Maria Madalena Prado da Silva
CMEITI Vovô Reilly Duarte
CMEI Vovó Ritinha