Serra está acima da média nacional em índice de competitividade

Município teve um índice de 516,4, acima da média nacional de 466,8

Serra está acima da média nacional em índice de competitividade


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Serra está acima da média nacional no índice que avalia o ambiente de negócios nos municípios brasileiros. A informação foi divulgada durante o seminário “Desburocratizando e melhorando o ambiente de negócios”, realizado no Sebrae no dia 13 de abril. 

O evento contou com uma apresentação feita por representantes do Ministério da Economia (ME), na qual foi apresentado o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM). Segundo o ministério, a iniciativa permite ao poder público avaliar de forma sistemática o ambiente de negócios dos municípios brasileiros.

A cidade de Serra teve um índice de 516,4, acima das médias nacional (466,8) e da região Sudeste (487,1). No total, foram avaliados 61 municípios, entre capitais, cidades com mais de 500 mil habitantes e municípios que integraram a fase piloto da análise. 

“Os números reforçam a percepção de que a Serra é uma terra de oportunidades, devido à sua diversidade geográfica e econômica, toda a sua malha logística e seu papel relevante na Grande Vitória, e que uma gestão pública séria e competente vai otimizar esses resultados e a capacidade natural que a Serra tem de crescer”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico, Luiz Fernando Castro de Mello Leitão.  

De acordo com o Ministério da Economia, o ICM é o mais completo retrato da burocracia local e servirá como ferramenta às administrações municipais. A Serra ficou em segundo lugar entre os municípios do Espírito Santo.