Serra evita alagamentos no período de chuva forte com ações preventivas

Secretaria de Serviços realiza limpeza de córregos, canais e valões ao longo de todo o ano

Serra evita alagamentos no período de chuva forte com ações preventivas


Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação/Sese-PMS

A Serra vive um momento de grandes conquistas e muito trabalho para melhorar a qualidade de vida dos moradores e de quem visita ou trabalha no município. Uma das melhorias facilmente identificadas pela população é a ausência de alagamentos em dias de chuva mais forte, como a que ocorreu no dia 25 de outubro. São chuvas em que grande acumulado de água cai em curto período - poucas horas, ou até minutos. 

A Prefeitura da Serra executa, desde o início da atual gestão, o programa Serra Cidade Limpa e Saudável, que inclui ações preventivas de limpeza para evitar alagamentos e consequentes transtornos a moradores, motoristas e comerciantes.

O trabalho é realizado de forma mecanizada e manualmente, pelas equipes da Secretaria de Serviços da Serra (Sese). 

A Sese executa diariamente, conforme Cronograma de Serviços, a limpeza de córregos, canais e valões, além da manutenção da rede pluvial, os chamados chupões, e ainda faz a desobstrução de redes pluviais e a limpeza de caixas-ralo e PV’s. O Cronograma de Serviços é amplamente divulgado nos canais oficiais de comunicação do município.

Com esse trabalho de prevenção, quando ocorre uma chuva muito forte, alguns pontos mais baixos da cidade podem até apresentar alagamento, mas, assim que a chuva cessa, a água escoa em poucos minutos com facilidade, uma vez que não há obstrução para essa passagem. 

“As ações são realizadas ao longo de todo o ano, principalmente fora do período de chuvas fortes, que normalmente ocorre de outubro a março, justamente para evitar os alagamentos e transtornos para a população. Também minimizamos significativamente os transtornos no trânsito do município em dias de grande acumulado de chuva. Isso é resultado do trabalho preventivo que realizamos dentro do programa Serra Cidade Limpa e Saudável”, explica o secretário de Serviços, Enio Bergoli. 

Para acompanhar a programação das ações preventivas como a limpeza de córregos, canais e valões, basta acessar o site da Prefeitura da Serra, onde é divulgado o Cronograma Semanal de Serviços, além dos perfis oficiais do município nas redes sociais.