Serra garante convênio para equipamentos do Hospital Materno Infantil

A previsão é atender 8.700 gestantes e realizar 725 partos por mês. A construção deve ser concluída em 2020. Serão 135 leitos: 60 maternos, 60 infantis e 15 intermediários.

Serra garante convênio para equipamentos do Hospital Materno Infantil


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Nesta segunda-feira (05), será assinado convênio com o Governo do Estado para aquisição de equipamentos para o Hospital Materno Infantil, localizado em Colina de Laranjeiras. O evento acontece no local das obras, às 11 horas.

No hospital, a previsão é atender 8.700 gestantes e realizar 725 partos por mês. A construção deve ser concluída em 2020. Serão 135 leitos: 60 maternos, 60 infantis e 15 semi-intensivos.

Dentre os 15, serão 10 UCINCo (convencional) para atendimento a recém-nascidos considerados de médio risco e que demandam assistência contínua. E serão 05 UCINCa (canguru), modelo de assistência no qual o recém-nascido permanece o tempo todo em contato, pele a pele, com a mãe ou o pai.

A maternidade funcionará de porta aberta e receberá casos de risco habitual, ou seja, partos de baixa complexidade. As mamães serão acolhidas e classificadas, conforme suas necessidades. Já o setor infantil realizará internações e cirurgias de baixa complexidade, com vagas que serão reguladas pela prefeitura da Serra para destinação aos munícipes.

A Política do Parto Humanizado está garantida com, por exemplo, a inserção do acompanhante no processo de atendimento ao bebê e à gestante. Haverá, ainda, leitos PPP: Pré-parto, Parto e Pós-parto, ou seja, a gestante permanece no mesmo local até sua alta.

A área do Hospital Materno Infantil é equivalente ao tamanho de dois campos e meio de futebol. A estrutura é composta por três pavimentos distribuídos em assistência materno-infantil e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.