Serra inaugura primeiro Ecoponto do Estado

Local tem estrutura moderna, área de educação ambiental e espaço pet

Serra inaugura primeiro Ecoponto do Estado


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Edson Reis/Secom

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços, inaugurou nesta terça-feira (21), o primeiro Ecoponto do Estado. A novidade sustentável vai auxiliar moradores com o descarte voluntário de resíduos de vários tipos e tamanhos, além de contar com o Ecoponto Quintal, uma área de lazer e educação ambiental, para se divertir e se conscientizar. 

O espaço Ecoponto foi pensado para que o morador possa ter um local ecológico para descartar de forma consciente resíduos, com acesso controlado e organizado com caixas estacionárias separadas e identificadas para cada tipo de resíduo.

Como por exemplo entulho de obras, TVs, micro-ondas, sofás e colchões, lâmpadas, móveis, madeira, óleo de cozinha, pilhas, baterias, restos de poda em geral, pneus, entre outros. 

O serviço será completo, além da estrutura para gerenciamento de resíduos, o Ecoponto Quintal também foi inaugurado hoje, uma área de lazer que vai proporcionar diversão com aprendizado. O intuito é que além de promover ações concretas socioambientais, também seja construído diariamente a ideia de que a preservação do meio ambiente depende de ações, atitudes, hábitos, costumes e valores tomadas em prol da sustentabilidade no cotidiano. 

O espaço é feito de materiais reaproveitados, e as atividades ofertadas têm viés educativo ambiental que incentiva os usuários a adotar uma postura mais sustentável a respeito do lixo produzido no dia a dia e medidas de preservação do planeta. Uma maneira lúdica de aprender sobre a importância da destinação correta do lixo e os cuidados com o meio ambiente.

Sergio Vidigal, prefeito da Serra, explicou a escolha da localização e ressaltou a gratificação de inaugurar o primeiro EcoPonto do Estado em uma área que até então era conhecida por ter pontos inapropriados para descartes de resíduos. 

“Vila de Colares agora será conhecida pelo primeiro lugar no estado a ser referência de descarte eficiente de resíduos, com uma estrutura moderna, que recicla e orienta diariamente hábitos que precisamos ter para cuidar do nosso planeta”. 

O secretário de Serviços da Serra, Enio Bergoli, esteve presente para inauguração e explicou as vantagens das duas ações, reciclar e disciplinar juntas em prol de um bem comum. 

"O Ecoponto que inauguramos na Serra tem como intuito principal, reduzir significativamente o volume de lixo e aumentar a quantidade de materiais que geram valor, por meio do reuso e da reciclagem. Será um trabalho em conjunto com a população e a comunidade escolar, que receberá constante orientação sobre descarte e destinação de resíduos, além da educação ambiental”, ressaltou.

Moradora a 32 anos de Vila Nova de Colares, Carla Paloma foi prestigiar a inauguração do Ecoponto e disse estar feliz com as mudanças para melhorar o bairro.

"É gratificante ver esse espaço bacana, com um objetivo de preservar o meio ambiente e lazer que as crianças podem brincar em segurança e aprender, pensando no futuro.

Serviços

Localização:Rua Floriano Peixoto, s/nº, no bairro Vila Nova de Colares. 

Horário:Segunda a Sábado, das 6 às 18 horas 

Tipos de resíduos 

Caixas estacionárias individuais para o descarte de podas, móveis e madeiras; entulho da construção civil até 1,5m³ (quinze sacos de rafe), eletroeletrônicos e pneus.

Contêineres para lâmpadas, pilhas e baterias, bem como materiais recicláveis.

Bombona para óleo de cozinha.

O serviço é gratuito e disponível para toda a população.