Começa hoje (7) vacinação antirrábica na zona rural da Serra

A vacina será para todos os animais a partir de 90 dias de vida

Começa hoje (7) vacinação antirrábica na zona rural da Serra


Texto: Amanda Amaral - Foto: Site PixaBay

Quem possui um gatinho ou cachorro de estimação e mora na zona rural da Serra deve ficar atento. A equipe do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) começou nesta quarta-feira (07) a vacinação contra a raiva. A previsão é vacinar cerca de 2.300 animais.

Os agentes circularão, até o dia 15 de setembro, nos seguintes locais: Muribeca, Aroaba, Guaranhus, Itaiobaia, Morro de Céu, Calogi, Chapadão (Residencial Nova Almeida), Putiri, Chapada Grande, Cidade Nova da Serra, Santiago da Serra e Queimado.

A vacina será para todos os animais a partir de 90 dias de vida. A Serra conta com a maior população canina e felina do Espírito Santo. Desde 2006, não há casos de raiva em gatos ou cachorros no município.

A campanha anual é uma das ações do Programa de Controle e Profilaxia da Raiva. Outras ações desenvolvidas no programa são: atendimento de pessoas expostas a agravos com animais; observação clínica de cães e gatos doentes ou agressores; tratamento de pessoas expostas ao risco de infecção pelo vírus rábico; vigilância epidemiológica por meio da coleta e envio de material para exame laboratorial e controle de área de foco; e educação em saúde.