Serra investe em saúde mais do que é exigido

Somente no ano de 2019, foram repassados 21,48% dos recursos

Serra investe em saúde mais do que é exigido

Texto: Samantha Dias e Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra investe em saúde no município muito mais do que é exigido por lei. Nos últimos doze anos, o investimento na área sempre esteve acima das diretrizes legais. Somente no ano de 2019, foram repassados 21,48% da receita.

Os municípios são obrigados por lei a aplicar no mínimo 15% da arrecadação de impostos em saúde pública. Na Serra, desde 2008, esse índice se mantém acima. Em 2008, a despesa com saúde representou 18,3%, já no ano passado foi de 21,48%.

“Estamos fazendo o que nenhum outro município do Estado faz. Mantivemos praticamente os mesmos níveis de arrecadação de dez anos atrás, mas com responsabilidade, planejamento e organização, fazemos mais. O foco da nossa gestão é ampliar e qualificar os serviços públicos que melhoram a vida das pessoas”, disse o prefeito Audifax Barcelos.

A secretária de Planejamento Estratégico, Lauriete Caneva, lembrou que no ano de 2019 o orçamento total da prefeitura era de R$ 1.512.287.614 e que para a saúde foram destinados R$267.876.866,24. Para 2020, o orçamento total é de R$1.474.465.000, sendo que para a área da saúde o valor a ser repassado chegará a R$281.360.000,00. As maiores fatias do orçamento, segundo ela, sempre são para Educação, Saúde, Assistência, Obras e Serviços.

“Temos um orçamento bem planejado, realista, responsável e corente com a proposta de gestão do prefeito Audifax, de desenvolvimento humano e sustentável do município, com atenção especial às áreas sociais prioritárias”, completou Lauriete.

Os valores destinados à área da saúde na Serra se refletem em construções, inaugurações, ampliação e melhoria de muitos serviços e espaços. “Além de inauguramos a maior UPA do Estado em dezembro, o Hospital Materno Infantil será entregue agora no início de 2020. Temos muitas ações previstas para este ano, entre elas, ampliar o acesso da população aos serviços de saúde através da Atenção Básica, capacitando e ampliando as equipes de Estratégia da Saúde da Família, e melhorando a infraestrutura de nossas unidades”, disse o secretário de Saúde da Serra, Alexandre Viana.

A construção e inauguração da maior UPA do Estado, a UPA de Castelândia, em dezembro do ano passado, é apenas um dos resultados. Com investimento de R$ 9 milhões, a unidade oferece atendimento 24 horas para moradores de toda a Grande Vitória e até outras cidades do Estado. Com capacidade para 25 mil atendimentos por mês, a nova UPA oferece atendimento médico adulto e pediátrico; atendimento odontológico; exames radiológicos e laboratoriais; administração de medicamentos; salas de urgências adulto e infantil; e leitos de observação adulto e infantil.

No ano passado, os moradores também passaram a contar com atendimentos nas unidades de saúde até às 19 horas. A Serra foi a primeira do Espírito Santo a aderir ao projeto Saúde na Hora, do governo federal, com a unidade de saúde de José de Anchieta. A iniciativa permite o acesso de mais pessoas a consultas e exames de rotina, em um horário mais flexível, e desafoga as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). As próximas unidades a aderir são:  Nova Carapina I, Jardim Carapina, Carapina Grande, Jardim Tropical e Planalto Serrano A.

A continuidade das obras do Hospital Materno Infantil, cujo investimento total é de R$ 80 milhões, é outro grande destaque, reflexo dos recursos recebidos. Prestes a ser inaugurado, o Materno Infantil será um dos maiores do estado, com 135 leitos, sendo 60 maternos, 60 infantis e 15 intermediários, com estrutura e sistema operacional modernos. O Hospital vai ter capacidade para atender 8.700 gestantes por ano e realizar 725 partos por mês.

A Secretaria de Saúde está investindo, ainda, na revitalização e reestruturação das unidades de saúde. Entre as ações: pintura geral; adequações de ambientes e salas; ampliação das farmácias; troca de pastilhas; aperfeiçoamento da acessibilidade; e comunicação visual com renovação de placas de fachada e tratamento paisagístico (jardins). Já foram concluídas as intervenções em Serra Dourada, Nova Carapina I e Jardim Carapina, e já tiveram início intervenções em Jacaraípe, André Carloni, Manguinhos, Nova Almeida e Boa Vista. As próximas unidades a serem atendidas são Vila Nova de Colares, Planalto Serrano A e Bairro de Fátima.

Investimentos em saúde:

2008- 18,3%