Mais de 60 piscinas cheias de esgoto deixaram de ser jogadas na natureza

Em três anos, um total de 12.369 imóveis foram interligados à rede de esgoto, graças ao trabalho da fiscalização de Meio Ambiente 

Mais de 60 piscinas cheias de esgoto deixaram de ser jogadas na natureza


Texto: Gabriela Conti - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A  Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Serra realiza constantemente ações fiscais para orientar, notificar e multar quem não está ligado à rede de esgoto. Graças a essas ações, desde 2017, um total de 12.369 imóveis foram interligados à rede de esgoto. 

"Quando essas interligações foram feitas, um total de 167.213 m³ de esgoto deixaram de ser jogados in natura em cursos d'água e passaram a ser devidamente tratados. Essa quantidade é capaz de encher 66 piscinas olímpicas por mês com efluentes sanitários", explica a titular da Semma, Áurea Almeida.

Outro número a ser comemorado é que, superando as previsões, a Serra já atingiu 90% de cobertura de rede de esgoto. Esse é o resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) autorizada pelo município entre a Cesan e a Ambiental Serra.

Por meio dessa PPP, já foram investidos mais de R$ 255 milhões nos últimos cinco anos e 72,7% da população da Serra já ligou seus imóveis à rede de esgoto. 

É importante ressaltar que, quando tratado corretamente, o esgoto retorna para a natureza, preservando o curso dos rios e mares, e refletindo também diretamente na saúde da população.

Áurea destaca que a fiscalização está de olho, principalmente, nos grandes geradores, como empresas, condomínios e imóveis que contribuem negativamente com relação ao volume de esgoto que é lançado in natura no município.

"Quando o imóvel é notificado, o responsável tem de 30 a 60 dias para se regularizar. Passado esse período, é feita uma segunda vistoria. Caso o problema não tenha sido resolvido, o responsável é multado e continuamos acompanhando. Como última opção no âmbito municipal, os infratores são encaminhados ao Ministério Público, para averiguação e aplicação de cabíveis medidas", afirma. 

Depois de fazer a ligação na rede de esgoto, o dono do imóvel precisa comunicar à Cesan. 

Confira algumas dicas para ligar corretamente sua casa ou comércio à rede de esgoto (fonte: Cesan)

– Procure um profissional especializado em instalação sanitária intradomiciliar;


– A rede intradomiciliar deve ser projetada para canalizar a água das pias, sanitários, chuveiros e máquinas de lavar para a rede de esgoto e a água da chuva para a rede pluvial;


– As residências e comércios devem dispor de caixas de gordura para reter o que irá para a rede de esgoto. A Cesan recomenda que a gordura não seja despejada diretamente nas pias. O ideal é separá-la em garrafas pets e redirecioná-la para reuso;


– O material para a caixa de gordura para uso residencial pode ser de plástico (PVC) e pode ser encontrado em qualquer loja de material de construção. Já as caixas para uso em imóveis comerciais, como bares e restaurantes, devem ser de alvenaria ou concreto pré-moldado. O tamanho é calculado de acordo com o número de frequentadores do estabelecimento e deve ter como referência a norma NBR 8160;


– O esgoto ligado corretamente à rede da Cesan segue da rede coletora para as elevatórias, que acumulam o esgoto para redirecioná-lo a uma Estação de Tratamento de Esgoto. Quando há algum problema, como entupimento, a Cesan é acionada pelo número 115 e atua na desobstrução, que é feita na rede, localizada nas vias públicas, com caminhões jato vácuo;


– Com sua casa ou comércio ligado à rede de  esgoto, evite obstrução. Não jogue gordura e resíduos sólidos, como cotonete, fio dental, plástico, papel e cabelo na rede de esgoto.