Moradores da Serra podem agendar atendimento do CadÚnico pela internet

O agendamento on-line vai facilitar a vida do cidadão que precisa fazer atualização ou novo cadastro

Moradores da Serra podem agendar atendimento do CadÚnico pela internet

Texto: Rodrigo Da Costha - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

De olho no futuro e nos aprimoramentos que nosso mundo vive e em face à pandemia, a Prefeitura da Serra lança, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), o agendamento de atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico) on-line.

Para isso o cidadão deve clicar no link http://agendamento.serra.es.gov.br/, escolher a secretaria e em seguida o serviço Cadastro Único.

O prefeito Sergio Vidigal afirma que esse é só mais um dos passos que a gestão tem tomado para tornar a Serra cada dia mais digital e tecnológica, mas sempre humanizada.

“Essa modernização e informatização estavam no nosso plano de governo. Ela facilita e melhora o acesso do cidadão aos nossos serviços, sobretudo em tempos de pandemia. É também, um facilitador para a população ter acesso aos benefícios sociais. Estamos seguindo nossa missão, que é de modernizar a gestão, mas nunca deixando de humanizar os atendimentos aos nossos cidadãos”, disse.

Os moradores da Serra já podem agendar para o próximo dia 24 de maio o atendimento, que será realizado no Pró-Cidadão, que fica na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe.

Vale ressaltar que as demandas reprimidas serão atendidas com mais celeridade, segundo a secretária da pasta, Lilian Mota.

"Este é um passo mais que importante para dar vazão as demandas reprimidas do Cadastro Único. A gestão do Prefeito Sergio Vidigal entende a importância desse cadastro para cada cidadão e pensa exatamente em meios de tornar o processo cada vez mais ágil e transparente", explicou.

Ela também pontuou que os agendamentos são on-line, mas que o atendimento é presencial e, sendo assim, mais humanizado respeitando os protocolos de saúde estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Os agendamentos se tornaram on-line e em breve outros serviços também se tornarão. No entanto, essa gestão está mantendo a humanização, pois entende que mesmo com os avanços tecnológicos, o cidadão precisa se sentir acolhido e cuidado. Vamos respeitar os protocolos de saúde, pois ainda vivemos em tempo de pandemia, mas, não podemos deixar de humanizar os atendimentos", finalizou.

O cidadão precisa ter em mãos no dia do atendimento no local, todos os documentos necessários:

Agendamento para Cadastro Único:

- No dia e horário agendados, será realizada entrevista com o responsável familiar (pessoa maior de 16 anos).

-O Cadastro Único é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, possuindo critérios de renda estabelecidos pelo Governo Federal. O critério de renda para inscrição no Cadastro Único é de até meio salário mínimo por membro da família ou de até três salários mínimos de renda bruta familiar.

-Cada família deverá ter uma pessoa maior de 16 anos responsável em comparecer ao atendimento para responder o questionário do cadastro. Esta deverá ser preferencialmente mulher.

-O responsável deve apresentar a seguinte documentação da família:

• Certidão de Nascimento
  • Certidão de Casamento (inclusive com averbações)
  • CPF
  • Carteira de Identidade (RG)
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI)
  • Carteira de Trabalho
  • Título de Eleitor
  • Comprovante de residência (água, luz, telefone, fatura de cartão, declaração de liderança comunitária, saúde)
  • Vale ressaltar que os dados devem estar sempre atualizados.

-O responsável deverá informar qualquer mudança na família, como nascimento de filhos, mudança de casa ou trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência.

- Ao término da entrevista será disponibilizado comprovante de inscrição ou atualização no CadÚnico.