Serra mantém protocolos sanitários no Risco Baixo

Apesar de estarmos em risco baixo, neste momento, devemos continuar atentos aos protocolos de segurança, como o uso da máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos.

Serra mantém protocolos sanitários no Risco Baixo


Texto: Angela Angius - Foto: Divulgação/Governo-ES

A boa notícia desta semana é que a Serra entrou em classificação de risco baixo para a Covid-19. A nova classificação vale desta segunda-feira (22) a domingo próximo (28).

Essa informação foi destaque na reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde da Serra (CMSS), nesta segunda-feira (22), apresentada pela Superintendente de Vigilância em Saúde, Flávia Cristianne Schulz Riegert.

A superintendente apresentou também aos conselheiros os dados epidemiológicos atuais do município e as ações de enfrentamento ao novo coronavírus que estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde da Serra (Sesa).

Um panorama atual da situação epidemiológica no município foi apresentado com um comparativo entre os anos de 2020 e 2021. Foram mostrados o total de casos notificados (118.522 em 2020 e 28.522 em 2021), confirmados (33.922 em 2020 e 9.445 em 2021) e o total de óbitos que no ano passado foi de 699 e, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano já são 62 óbitos. Também foram mostradas as taxas atuais de ocupação de leitos de UTI, 66,43% e a taxa de ocupação de leitos de enfermaria que é de 46,27%.

Um dado relevante apresentado foi sobre a taxa de realização de testes por mil habitantes que está com 230,69 por mil habitantes. A título de comparação, Vitória realizou 285,01, Vila Velha 229,84 e Cariacica 201,51 por mil habitantes.

“Apesar de estarmos em risco baixo, neste momento, devemos continuar atentos aos protocolos de segurança, como o uso da máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos”, lembrou Flávia Rigiert.

Ações de enfrentamento

Em relação às ações da Vigilância Sanitária, de março de 2020 a janeiro deste ano, foram feitas 3.234 inspeções sanitárias de orientação, fiscalização e atendimento a denúncias nos mais diversos tipos de estabelecimentos localizados no município.

Além disso, a Vigilância Sanitária realiza monitoramento de Instituições de Longa Permanência, ajustou uma parceria com a Secretaria de Educação para o retorno às aulas e também com outras secretarias e órgãos institucionais para o cumprimento dos protocolos sanitários.

A Serra já vacinou 13.536 pessoas com idades entre 85 e 90 anos e profissionais de saúde com a primeira e segunda doses da vacina contra a Covid-19.

“De acordo com a resolução CIB 013/2021, a vacinação da população idosa na primeira fase do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 ocorrerá à medida em que houver liberação de vacinas por excedente das doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para o público de idosos ou devido a entrega de novos lotes”, ressaltou a superintendente.

Reunião

A pauta da reunião Ordinária do CMSS, que aconteceu na sala do Conselho de forma híbrida (presencial e remota), contou ainda com a composição das Comissões Permanentes e Temporárias e a aprovação do calendário de reuniões para este ano.