Serra oferece mamografias na prevenção contra o câncer de mama

A paciente deve primeiro procurar a unidade de saúde de sua referência e solicitar consulta com um ginecologista ou médico da saúde da família

Serra oferece mamografias na prevenção contra o câncer de mama


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Nesta quarta-feira (05), comemora-se o Dia Nacional da Mamografia, um exame importante e que auxilia na detecção precoce do câncer de mama. Na Serra, são ofertados em torno de 1.000 exames por mês.

A paciente deve primeiro procurar a unidade de saúde de sua referência e solicitar consulta com um ginecologista ou médico da saúde da família. Na consulta, serão avaliados sinais ou sintomas que indicam câncer de mama, e também a faixa etária da pessoa. Ao passar pelo médico, a paciente recebe o encaminhamento, e não há demanda reprimida.

Para pacientes acima de 35 anos, o exame é indicado se algo for identificado durante a avaliação clínica ou se houver histórico familiar em primeiro grau (irmã, mãe ou filha). Pessoas entre 50 e 69 anos também devem realizar o exame, pois é a faixa etária mais acometida pela doença.

Uma vez solicitada pelo médico, a mamografia poderá ser feita em uma clínica contratada pelo município ou em um dos locais disponibilizados pelo Governo do Estado, conforme a prioridade do caso e disponibilidade de vagas.

Atualmente, a maior parte dos exames solicitados na Serra são disponibilizados pelo próprio município.