Serra promove semana de mobilização contra a dengue em mais de 20 bairros

Durante toda a semana, serão realizadas ações como visita domiciliar, blitz educativas, bloqueio de transmissão da dengue, telagem de caixas d?água, entre outras

Serra promove semana de mobilização contra a dengue em mais de 20 bairros


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Serra está em guerra contra o Aedes aegypti, e a partir desta segunda-feira (09) até sexta-feira (13), acontece a Semana de Mobilização contra a Dengue, Zika e Chikungunya em mais de 20 bairros. A ideia é mobilizar e conscientizar moradores e suas famílias. O Dia D contra o mosquito acontece na sexta-feira (13).

Durante toda a semana, serão realizadas ações como visita domiciliar, blitz educativas, bloqueio de transmissão da dengue, telagem de caixas d’água, passagem do carro Fumacê, visita a pontos estratégicos (floriculturas, borracharias, ferros velhos) e outros serviços.

As unidades de saúde também se mobilizaram e vão realizar ações de conscientização com a população, orientando sobre como eliminar os criadouros do mosquito. Vão acontecer distribuição de material informativo, palestras e caminhadas.

Haverá operação de bota-fora na quinta-feira (12) e sexta-feira (13).

Dia D

O Dia D será marcado por uma intensa movimentação na região de Feu Rosa, onde serão realizados todos os serviços, além de uma grande caminhada de conscientização, convidando a população a participar do combate à dengue. Serão feitas, ainda, blitze educativas nos Terminais de Laranjeiras e Carapina.

Programação das Unidades de Saúde

De segunda (09) à sexta (13)

  • Campinho da Serra

Ações educativas: palestra; distribuiçao de folders; visita domiciliar dos agentes comunitários de saúde visando identificar e eliminar possíveis focos nas residências e orientações ao morador sobre dengue, zika e chikungunya.

  • São Diogo

Os agentes de saúde reforçarão durante as visitas domiciliares a importância do combate ao mosquito e orientarão como identificar os focos dentro das residências. Nas reuniões do Grupo de Hiperdia, momento para orientações quanto prevenção e complicações de dengue, zika e chikungunya .Orientação sobre o combate ao mosquito durante a espera da consulta. Panfletagem sobre o tema nas consultas.

  • Bairro de Fátima

Os agentes Comunitários de Saúde farão visitas para identificar os pontos críticos de focos de mosquito para intervenção de forma intersetorial. Realização de atividade educativa junto à comunidade, palestra e panfletagem.

  • Taquara I

Ações educativas: panfletagem com folder explicativo sobre a prevenção,  sintomas e consequências das arboviroses; e checklist com orientações sobre a verificação e cuidados nas  residências.

  • Pitanga

Os agentes de saúde intensificarão suas ações de prevenção e promoção voltadas para o combate à proliferação do mosquito da dengue nos domicílios e informando sobre os sinais e sintomas da dengue, realizando busca ativa de possíveis focos do mosquito. Nas reuniões do Grupo de Hiperdia, momento para orientações quanto prevenção e complicações de dengue, zika e chikungunya, além da orientação sobre o combate ao mosquito na sala de espera e na sala de preparo. Na sexta-feira (13), atividade educativa sobre a dengue para os pacientes que aguardam coleta de exames e palestra para servidores e a comunidade sobre dengue.

  • Chácara Parreiral

Os agentes de saúde reforçarão nas visitas domiciliares a importância do combate ao mosquito e orientarão como identificar os focos dentro das residências. Realização de palestras na sala de espera sobre as arboviroses.

  • Nova Carapina II

Realização de panfletagem nas salas de espera. Nas reuniões do Grupo de Hiperdia, momento para orientações quanto à prevenção e complicações de dengue, zika e chikungunya e orientação sobre o combate ao mosquito durante a espera na consulta e na sala de preparo. Na sexta-feira (13), café da manhã das 7 às 8 horas e, em seguida, caminhada pelo bairro para coleta de lixo com participação dos alunos do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef). Parceria com a associação de moradores e Agentes Comunitários de Saúde e voluntários da Igreja Batista. Serão verificados também os  pontos mais críticos de focos para desenvolvimento de ações intersetoriais.

  • Carapebus

Palestra na sala de espera.

  • Carapina Grande

Realização de palestra, panfletagem de material educativo com a turma do Proef no Centro de Vivência do bairro.  Distribuição de material educativo na sala de espera.

  • Central Carapina

Ações educativas e palestras na sala de espera. Grupos de Hiperdia vão receber orientações quanto à prevenção da dengue. Sinalização dos agentes Comunitários de Saúde sobre a importância da tampa da caixa d’água.

  • Jardim Tropical

Realização de palestra para servidores e comunidade sobre combate ao mosquito Aedes aegypti. Entrega de panfletos e abordagem aos pacientes sobre o tema. Realização de trabalho educativo com as crianças e entrega do gibi da Turma da Mônica nas consultas médicas e de odontopediatra. Na sexta-feira (13), caminhada “Todos contra a Dengue” na avenida Central e abordagem na feira livre do bairro, das 7 às 11h.

  • Manoel Plaza

Realização de palestras sobre o tema na sala de espera e para alunos do Proef, panfletagem e orientação aos moradores durante a feira do bairro. Fixação de cartazes de orientação de combate à dengue nos comércios do bairro.

  • Planalto Serrano B

Palestras na sala de espera e visitas com orientação sobre a dengue dos Agentes Comunitários de Saúde. Na quarta-feira (11), às 8 horas, caminhada no bairro com pais e alunos da EMEF João Calmon e do Projeto Associação Lar Sementes do Amor.

  • Barcelona

Apresentação de vídeos educativos no Centro Comunitário de Barcelona.

  • Nova Carapina I

Distribuição de folders para os usuários da UBS na recepção e abordagem nas ruas e durante visitas domiciliares dos agentes Comunitários de Saúde para conscientização. Eles também entregarão telas de proteção para caixas d´água. Também será feita panfletagem em creches e escolas da região, com palestras em sala de aula. Na sexta-feira (13), palestra com estudantes de Medcina sobre prevenção e combate à dengue.

  • Jardim Carapina

Os agentes Comunitários de Saúde intensificarão as ações de prevenção e promoção de saúde voltadas para o combate à proliferação do mosquito da dengue nos domicílios e informando sobre os sinais e sintomas da dengue, realizando busca ativa de possíveis focos do mosquito. Palestra sobre o tema na recepção da unidade e, na sexta-feira (13), caminhada pelo bairro “Todos Contra a Dengue”.

  • Jacaraípe

Realização de painel educativo e informação em saúde na sala de espera. Quinta-feira (12), caminhada contra a dengue com concentração na Praça Guarani, a partir das 7 horas. Participação do Proef, lideranças comunitárias e agentes de Combate à Endemias.

  • Serra-Sede

Palestra educativa no centro comunitário, orientações e distribuição de panfletos, durante atendimento de demanda do enfermeiro com a população, manhã e tarde. Na quinta-feria (12), caminhada com carro de som, fantasia do mosquito da dengue e busca de focos do Aedes aegypti durante o trajeto, com orientações à comunidade e população em geral.

  • Nova Almeida

Exposição de vídeos educativos sobre o tema na sala de espera durante o funcionamento da unidade. E palestra de conscientização sobre a dengue, com a apresentação de teatro e entrega de material educativo.

  • Cidade Continetal  

Realização de palestra sobre a temática na sala de espera e intensificação das visitas domiciliares dos  agentes de saúde nas residências.

  • Taquara II 

Realização de palestra sobre a temática na sala de espera,  verificação de focos de mosquitos e orientações dos agentes de Comunitários de Saúde nas visitas.

  • Feu Rosa

Orientações sobre a temática na sala de espera. Atividade lúdica com as crianças (em grupos terapêuticos e na sala de espera), com o gibi da Turma da Mônica. Distribuição dos folhetins com dicas para os cuidados em casa para evitar a proliferação dos mosquitos.

  • Vila Nova de Colares

Realização de palestras educativas sobre combate ao mosquito Aedes aegypti durante o funcionamento da unidade. Distribuição de Cheklist da Dengue e cartazes informando como combater e prevenir o mosquito.  Realização de palestra e mutirão de limpeza com os alunos do Proef. Os profissionais da unidade realizarão mutirão no pátio e nas proximidades da unidade, incentivando os usuários.

  • Eldorado

Ações de orientações e distribuição com materiais educativos como o gibi da Turma da Mônica pelas odontopediatras e pediatras envolvendo o público infantil. Na sala de espera, ações de orientações com materiais educativos envolvendo todos profissionais da unidade e pacientes.

  • Andre Carlone
Ação na quarta-feira (11), com palestra sobre prevenção e combate ao mosquito da dengue, com participação dos alunos do Proef, no ginásio de esportes do bairro. Na sexta-feira (13), na unidade, Dia D contra a dengue e pesagem do bolsa família, com abordagem e conscientização.
  • Serra Dourada
Palestra com a exposição de um modelo do Aedes aegypti. Visita aos CMEIS dos bairros Serra Dourada II e Novo Porto Canoa. Teatro sobre como combater o mosquito. A equipe da unidade também sairá pelo bairro na operação "Cata Bagulho", com objetivo de recolher lixo e orientar a população sobre o descarte do entulho.
  • José de Anchieta
Panfletagem e orientação aos moradores do bairros e palestras sobre o combate à dengue. Os agentes Comunitários de Saúde circularão pelo bairro à procura de possíveis focos e para orientar a população na eliminação dos criadouros. Na quarta-feira (11), às 8 horas, caminhada com a equipe do Proef.