Serra sedia 1ª assembleia de 2023 do Fórum Permanente de Defesa da Pessoa Idosa

O evento aconteceu nesta quarta-feira (12), no CRAS de Jardim Carapina.

Serra sedia 1ª assembleia de 2023 do Fórum Permanente de Defesa da Pessoa Idosa

Texto: Grazieli Esposti - Foto: Divulgação-Grazieli Esposti/PMS

Nesta quarta-feira (12), o Fórum Permanente de Defesa da Pessoa Idosa realizou sua 1ª Assembleia Bimestral de 2023, com o tema: “Instituição de Longa Permanência para Idosos”. O evento aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Jardim Carapina, a partir das 9 horas.

A proposta do fórum é promover o debate entre gestores, conselheiros e usuários, oportunizando conhecer as demandas regionais, a articulação com a rede de saúde para a oferta dos serviços, o cofinanciamento exclusivo do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), bem como ouvir propostas para o enfrentamento dessas questões e demais encaminhamentos.

​O evento reuniu representantes de todos os municípios que compõem a regional metropolitana: Serra, Vitória, Cariacica, Vila Velha, Viana, Fundão e Guarapari. As próximas assembleias acontecerão dia 16 de agosto (Vitória) e 18 de outubro (Cariacica).​

​A presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa Idosa (Comids), Regilene Mazzariol Tononi, falou da importância do Fórum. "É um espaço coletivo de discussões e proposições de grande relevância em prol da defesa dos direitos da pessoa idosa. A temática dos serviços de acolhimento precisa ser pauta das políticas públicas, visando uma intersetorialidade nos atendimentos dessa população".

"Estamos honrados em sediar a 1ª assembleia de 2023 do Fórum Permanente de Defesa da Pessoa Idosa. É preciso unir todos os esforços, o poder público e a sociedade civil organizada em prol do desenvolvimento da região metropolitana para o atendimento integral e integrado das pessoas idosas, compreendendo que o envelhecimento é um fenômeno social que precisa ser olhado com respeito, dignidade e principalmente como direito de ter suas necessidades atendidas", enfatizou a secretária Adjunta de Assistência Social, Clarice Romeiro Campos.