Serra vai fazer mutirão de teste em 4 mil profissionais

Os exames serão realizados em profissionais das áreas de saúde, assistência social, defesa civil, nos guardas municipais e fiscais

Serra vai fazer mutirão de teste em 4 mil profissionais

Texto: Secom - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

A partir desta segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde da Serra sai na frente e inicia um mutirão para a realização de teste sorológico em 4 mil profissionais que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

A avaliação, que busca identificar a incidência da doença entre os profissionais, será feita com teste sorológico que detecta dois tipos de anticorpos, o IgM e o IgG, que possibilita identificar quem já teve o vírus ou foi exposto a ele.

Segundo o secretário de Saúde da Serra, Alexandre Viana, a ampla testagem desses profissionais é mais uma iniciativa nos cuidados com a vida de pessoas que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus, além das medidas que já foram adotadas como, por exemplo, a distribuição de EPIs, treinamentos e a ampliação do quadro de servidores.

“A realização dos testes vai garantir melhores estratégias de proteção aos colaboradores das áreas que já desenvolvem um importante e essencial trabalho, principalmente, neste período da pandemia”, disse.

Viana explicou que a testagem desses profissionais que estão na linha de frente é uma ferramenta importante, com a qual se pode entender, com mais profundidade, o cenário do município e traçar novas estratégias de controle da pandemia. “Os testes vão nos mostrar um panorama muito importante desses profissionais no ponto de vista imunológico”, disse.

Para o prefeito Audifax Barcelos, toda e qualquer iniciativa que visa dar maior suporte aos profissionais que estão se dedicando a salvar vidas é essencial. “São colaboradores que se dedicam muito a ajudar a salvar vidas, em um momento tão difícil. Só temos que agradecer a dedicação e empenho de cada um”.

Saiba mais:

O teste
O exame sorológico tem o objetivo de identificar dois tipos de anticorpos: a IgM (imunoglobulina M) e a IgG (imunoglobulina G). O IgM positivo significa que a pessoa possui anticorpos do tipo imunoglobulina M, e daí se deduz que ela já foi exposta e está na fase ativa da doença, havendo a possibilidade de o microrganismo estar circulando no paciente naquele momento.

Já um resultado positivo para IgG pode indicar que a pessoa está na fase crônica e/ou convalescente, ou já teve contato com a doença em algum momento da vida e, portanto, para algumas doenças, esses anticorpos funcionam como uma proteção em caso de novo contato com o microrganismo.

Quando
Os exames começam a ser aplicados a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de julho.

Quem será testado
Todos os profissionais da saúde, inclusive os terceirizados que atuam diretamente na linha de frente; colaboradores da assistência social, defesa civil, além dos guardas municipais e fiscais.

Como fazer o teste
Os profissionais serão procurados pelos servidores da Secretaria de Saúde para a realização do teste.