Sete brincadeiras para divertir toda a família em casa

É muito importante que neste período de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19) possamos seguir as orientações do Ministério da Saúde e ficar em casa

Sete brincadeiras para divertir toda a família em casa


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Freepik

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e podemos ver, de uma forma ou de outra, que todas as nossas ações estão interligadas e podem ter efeitos positivos ou negativos, de acordo com as nossas atitudes. Por isso, é tão importante que neste período de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19) possamos seguir as orientações do Ministério da Saúde e ficar em casa. 

Para facilitar esse período de #FicaEmCasa separamos sete brincadeiras para que as famílias possam se divertir juntas.

1 - Quem sou eu?
Número de participantes: a partir de 3 pessoas

Como funciona: 

1-Todos se juntam em uma roda e cada um escreve em um pedaço de papel o nome de uma celebridade, personagem de filme ou desenho, comida, objeto ou animal.

2- Após escrever, grude esse papel na testa do participante da sua direita (cuidado para que ele não leia o que está escrito).

3- O jogador que recebeu o papel faz uma pergunta para os outros jogadores que ajude a adivinhar o que está escrito em sua testa. Por exemplo: eu sou uma pessoa? um animal? sou um objeto?
Na segunda rodada, vai continuando com perguntas que ajude a descobrir. Por exemplo: se já sabe que é alimento, pergunta então se é doce, salgado, fruta, etc. Os jogadores só podem responder sim ou não.  Ganha quem acertar primeiro.

2 - Troca letra
Número de participantes: a partir de 2 pessoas

Como funciona:

1- Uma pessoa sugere uma palavra, por exemplo, de quatro letras. O primeiro jogador deve então formar uma palavra nova a partir daquela, mudando, apenas, uma letra, e assim sucessivamente. Exemplo: pato > mato > gato > galo.

2- Se não falar uma palavra em 30 segundos, ou se repetir uma palavra que já foi dita, o participante perde a rodada.

3- Não me faça rir
Número de participantes: a partir de 2

Como funciona:

1 - Uma pessoa tenta fazer a outra rir, enquanto ela tenta segurar a risada. Quem rir primeiro perde a rodada. Sugestões: conte piadas; dance; faça caretas; quem rir pode sair da roda, para que outro participante entre no lugar.

4- Jogo dos 7 erros humanos
Número de participantes: 2 ou mais

Como funciona:

1 - Essa é uma brincadeira que vai testar a sua memória. Primeiro, escolha um cômodo ou área da sua casa que tenha bastante coisas. Por exemplo, banheiro, armário de brinquedo, estante de livro, etc.

2 – Um dos participantes deve pedir ao outro para que observe o local por 30 segundos ou 1 minuto (o tempo ideal é decidido por vocês).

3- Depois de olhar para o local por tempo determinado, o participante deve se dirigir para outro cômodo.

4- Quem ficou no cômodo deve mudar 7 itens (objetos) de lugar; Depois é só chamar o participante afastado de volta para que ele descubra o que mudou naquele local. (Se quiser determina um tempo)

5- Corrida do algodão
Número de participantes: A partir de 2 participantes  

Como funciona:

1-Pegue colheres e vasilhas (que não sejam de vidro);

2- Encha uma vasilha de algodão (ou outra coisa bem leve) e distribua vasilhas vazias para os outros participantes; e vende os olhos;

3- O desafio é transferir bolas de algodão de uma vasilha para as outras, com os olhos vendados e usando a colher. Quem transferir o maior número de bolas dentro de um determinado tempo ganha.

6- Balada na sala
Número de participantes: a partir de 2

Como funciona:

1- Ligue o som com músicas agitadas e coloque o corpo para remexer. Não se preocupe com a sua dança. Invente um concurso de dança mais esquisita; um baile de bicho (onde cada um dança como se fosse um animal); siga o chefe dançando (um participante cria os passos de dança e todos copiam). Reveze para ficar divertido.  

7- Jogo dos pontinhos
Número de participantes: a partir de 2

Como funciona:

1-Em um papel coloque vários fileiras de pontinhos;

2- O jogador deve ligar dois pontos em cada jogada, formando retas. Quem fechar um quadradinho, deve colocar a sua letra inicial dentro dele.

3-O jogo termina quando todos os quadrados estiverem fechados e ganha quem tiver o maior número de letras.