Simulação de resgate dá início à programação do Maio Amarelo na Serra

Exercício envolveu mais de 100 profissionais

Simulação de resgate dá início à programação do Maio Amarelo na Serra


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Na manhã desta quarta-feira (05), um carro e um ônibus colidiram e em seguida atropelaram vários pedestres, deixando múltiplas vítimas no asfalto e presas às ferragens. A cena fez parte da simulação de acidente e resgate realizado em parceria pelo Departamento de Operações de Trânsito da Prefeitura da Serra (DOT), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Samu 192, e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES). 

A simulação aconteceu em Laranjeiras e marcou a abertura do Maio Amarelo, movimento de âmbito mundial que une poder público e sociedade civil em ações de conscientização a respeito da importância da segurança no trânsito. 

“A gente quer que a Serra seja exemplo para o Espírito Santo nas políticas públicas de prevenção à violência no trânsito. Tivemos no ano passado uma diminuição de 14% no número de acidentes de trânsito e vamos trabalhar para que a gente consiga diminuir ainda mais neste ano”, disse o secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio. 

No total, a simulação envolveu mais de 100 profissionais, entre agentes de trânsito, socorristas do SAMU, policiais militares, bombeiros e policiais civis. Como a situação simulava um acidente de grandes proporções, houve até o emprego do helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer), que pousou próximo ao teatro de operações e simulou o transporte de vítimas. 

“Simulamos um acidente com mais de seis vítimas, que carece uma movimentação maior por parte do socorro, por parte operacional. Então nós estamos preparando, treinando essas equipes para que isso aconteça com uma rapidez maior e as vítimas cheguem ao hospital o mais rápido possível”, explica o diretor do Departamento de Operações de Trânsito, Fábio Alves. 

Além do DOT, do Samu 192 e do Detran/ES, a operação teve como parceiros a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito e do Notaer, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Civil.