Sine da Serra amplia atendimento para quem precisa de trabalho e seguro-desemprego

Agora são quatro telefones para atendimento de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. Os números são: (27)99891-5575/ 99516-6972/ 99711-9565/ 99507-3391

Sine da Serra amplia atendimento para quem precisa de trabalho e seguro-desemprego


Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom PMS

A pandemia do coronavírus está causando, em todo o mundo, muitas preocupações e dúvidas quanto ao futuro. Quem está desempregado também tem preocupações quanto à oferta de vagas de emprego, sobre como participar de processos seletivos e também sobre o benefício do seguro-desemprego. Para ajudar o trabalhador, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) está ampliando o atendimento aos moradores da Serra.

A secretária interina de Trabalho, Aline Oliveira, explicou que todos os serviços estão sendo oferecidos e que o trabalhador não precisa se preocupar. “O que antes era feito presencialmente na sede do Sine da Serra, agora está sendo feito pela internet e por telefone, e o Sine da Serra está ampliando os canais de atendimento para ajudar a todos que precisarem”, disse.

O atendimento presencial no Pró-Cidadão está suspenso temporariamente de forma preventiva. Porém, a captação e oferta de vagas, o agendamento de entrevistas de emprego, assim como a obtenção da carteira de trabalho digital e os pedidos para seguro-desemprego estão acontecendo normalmente.

“Estamos trabalhando em regime de plantão para orientar, tirar dúvidas e ajudar os trabalhadores quem precisarem de qualquer um desses serviços”, disse Aline.

Agora são quatro telefones para atendimento de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. Os números são:

- 99891-5575/ 99711-9565 - informações sobre emprego 

- 99507-3391/  99516-6972 - informações sobre seguro-desemprego 

Para conferir as vagas de emprego disponíveis

Para conferir as vagas de emprego disponíveis, o morador deve acessar o portal Serra + Emprego (http://maisemprego.serra.es.gov.br/). As vagas são atualizadas diariamente após às 17 horas. 

Também é possível realizar cadastro no Alerta de Vagas para receber no email as vagas abertas de acordo com o perfil do trabalhador.

Para agendar entrevista de emprego

No site do Governo Federal, o morador consegue se candidatar àquela vaga que ele viu no Portal Serra + Emprego.

Ele deve acessar o site empregabrasil.mte.gov.br e clicar na área "Acesso do cidadão a serviços do MTb". Depois, tem de fazer um breve cadastro com CPF, nome completo, telefone e e-mail. Havendo vaga compatível com seu perfil profissional, ele deve clicar em “Quero essa vaga”. Depois disso, aparece a mensagem para marcar a entrevista, com data, horário e local onde o candidato deverá comparecer para entrevista. A carta de encaminhamento vai para o email do trabalhador, que deve seguir as recomendações contidas nela. 

Para ter carteira de trabalho digital e pedir seguro-desemprego

Para ter acesso a esses serviços basta acessar o site https://servicos.mte.gov.br e fazer cadastro. Para ter a versão digital da carteira de trabalho, basta preencher algumas informações sobre a trajetória profissional. O documento também pode ser acessado pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”. A carteira de trabalho digital existe desde 2017, mas desde o ano passado ela já substitui a de papel, então os trabalhadores não precisam se preocupar. 
Nesse mesmo site, o trabalhador faz o pedido para seguro-desemprego.

Para as empresas oferecerem vagas

As empresas que querem divulgar as vagas de emprego abertas devem entrar em contato com o Sine pelo email vagas.seter@serra.es.gov.br.