Técnica de enfermagem, moradora da Serra é a primeira a ser vacinada no Espírito Santo

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Leonardo Quarto - Secom/PMS

A técnica de enfermagem Iolanda Brito, de 55 anos, serrana, moradora de Parque Residencial Tubarão e mãe de quatro filhos, que atua há oito anos no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, foi a primeira pessoa a ser vacinada no Espírito Santo.

Iolanda não conseguiu esconder a emoção do momento vivenciado e incentivou a população a tomar a vacina.

"Hoje pela manhã minha gerente disse que eu seria a primeira profissional de saúde aqui do Jayme Santos Neves a tomar vacina contra o coronavírus. Eu fiquei muito feliz porque, graças a Deus, chegou a solução para o povo brasileiro. Depois de tantas mortes, como o Governador falou aqui, hoje vai ser evitado muitas mortes. Eu não tive um pingo de medo, porque eu presenciei muitos dias difíceis, dias de luta e também fiquei feliz porque eu também pude contribuir nos dias de luta e, agora, eu sou uma das primeiras da área da saúde a viver dias de glórias. Graças a Deus, Deus é fiel. E eu peço para o povo: Não tenha medo. A vacina não dói e a vacina vai evitar morrer de coronavírus", comentou.

Iolanda está há oito anos no hospital Jayme dos Santos Neves. Casada e mãe de quatro filhos, ela atua também no Hospital Estadual Dório Silva, na Serra. Neste primeiro momento, foram disponibilizadas para o Espírito Santo 101.320 mil doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, pelo Ministério da Saúde.

Prefeito da Serra e médico, Sérgio Vidigal também se emocionou com o início da vacinação no Estado. “Foi um momento único principalmente para mim, que sou profissional da saúde. Há um ano estamos testemunhando óbitos diariamente. Essa doença mudou a história do mundo. Mas aqui no Brasil, na Serra, uma nova história começa a ser escrita! Vamos imunizar a população da nossa cidade respeitando cada fase. Esse momento foi emocionante. Sempre lutamos para manter as vidas. Vamos lutar para viver esse normal que desapareceu das nossas vidas”, declarou Vidigal.

Para a primeira etapa da primeira fase de vacinação, a imunização se dará pelos trabalhadores da saúde (42.273); pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência (2.970); pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas (210) e indígenas aldeados (2.793), em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.