Terceira live solidária para conscientizar sobre o trabalho infantil

A live acontece nesta quarta-feira (10), a partir das 16 horas, nas redes sociais da Rede AICA

Terceira live solidária para conscientizar sobre o trabalho infantil

Texto: Munik Vieira - Foto: Divulgação/Semas

Mais uma ação de conscientização marca a semana mundial de combate ao trabalho infantil.  A Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (AICA), que existe há mais de 20 anos na Serra, irá realizar, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a terceira transmissão ao vivo (live) solidária para sensibilizar e alertar a população contra o trabalho infantil e arrecadar doações para a instituição.

A live acontece nesta quarta-feira (10), a partir das 16 horas, com exibição nas plataformas digitais da Rede AICA (Youtube e Instagram).

O evento será comandado pelo educador da Rede AICA, Edinho Missão, com apresentações musicais dos cantores Roberson Rodrigues, de Nova Almeida, em parceria com Allan Binder, de Jacaraípe. Também será realizada uma palestra sobre a erradicação do trabalho infantil com a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concase), Ariane Sibely Delboni, além da apresentação de makulelê das crianças que fazem parte do 'Projeto Legal', da Rede AICA.

Durante a live, vão acontecer diversos sorteios de produtos para os espectadores: sorteio de um violão, um vale-compras de doces artesanais, brindes de artesanatos produzidos pelas crianaças da Rede Aica, além da distribuição de squeeze e bolsas térmicas.

Sobre a Rede AICA
Fundada em 1997 por membros da Paróquia São José Operário, em Carapina, a Rede AICA atende cerca de 1.000 crianças e adolescentes por ano na Serra e em Santa Teresa. Os atendidos recebem aulas de esporte, cultura, música, lazer e artesanato, entre outras atividades, ministradas sempre no contraturno da escola.

A Rede AICA estende as atividades às famílias dos atendidos, por meio de cursos e orientação profissional, atendimento psicossocial, palestras e momentos de formação para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Dados – trabalho infantil

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), em 2016 havia 2,4 milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 6% da população nesta faixa etária (40,1 milhões).

A maior concentração de trabalho infantil está na faixa etária entre 14 e 17 anos, somando 1,94 milhão. Já a faixa de cinco a nove anos registra 104 mil crianças exploradas pelo trabalho infantil.

Como surgiu o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007.

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Live Rede AICA
Data: quarta-feira, 10 de junho
Horário: a partir das 16h
Local: redes sociais da Rede AICA (Youtube e Instagram)